Oferta de máquinas de 2ª mão de mineração de bitcoin aumenta após proibição na China

23/06/2021 - 9:50
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Muitos mineradores estão pondo suas máquinas antigas no mercado, fazendo com que a taxa de processamento da rede Bitcoin caia, devido aos desligamentos forçados, resultando no aumento de fornecimento desses hardwares (Imagem: Pixabay/InstagramFOTOGRAFIN)

O fornecimento em circulação de equipamentos de mineração de bitcoin (BTC) de segunda mão na China está aumentando após redes estatais de energia terem suspendido o fornecimento elétrico para fazendas de mineração este mês.

Dados de blockchain mostram que cerca de 50 exahashes por segundo (EH/s) de poder computacional na rede Bitcoin foram desligados desde que Xinjiang e Sichuan — as duas principais regiões quando o assunto é mineração na China — emitiram ordens parecidas de desligamento para fazendas de mineração de bitcoin nos dias 9 e 18 de junho, respectivamente.

Ambas as regiões totalizavam cerca de 30% da taxa de hashes total da rede nas últimas duas semanas.

Em abril, diversos especialistas da indústria de mineração de bitcoin na China estimaram, durante um painel de discussão, que a dominância chinesa sobre a taxa de hashes do bitcoin já caiu para cerca de 40%.

Parece que ¾ dos mineradores chineses de bitcoin desligaram suas máquinas nas últimas semanas.

Kevin Zhang, vice-presidente da empresa americana de mineração Foundry, afirmou, em uma série de tuítes desta quarta-feira (23), que “quase 70% da capacidade de mineração de bitcoin na China foi desligada e, até o fim deste mês, nos aproximaremos do desligamento de 90%”.

Embora seja difícil saber exatamente quantas unidades de máquinas de mineração de bitcoin foram desligadas, é possível estimar os altos e baixos com base nas especificações técnicas de diferentes modelos de mineração.

Considerando o poder de computação 50 EH/s, recentemente desligado, vinha da mais nova geração de equipamentos de mineração, como o S19 Pro, da série Antminer da Bitmain, significa que existem, pelo menos, 500 mil unidades de tais máquinas.

Supondo que o poder de hashing das máquinas desligadas vinham de modelos antigos, como o S9 da série Antminer, então o fornecimento em circulação acrescentado pode ser de até 3,5 milhões de unidades. A realidade pode estar no meio termo.

Essas máquinas ou estão sendo negociadas ou já estão a caminho de países fora da China, como Cazaquistão, Rússia, EUA ou Canadá.

Reação da Bitmain

Recentemente, a disponibilidade de máquinas de mineração de bitcoin está tão significativo que a Bitmain teve de suspender suas vendas globais para pedidos à vista por novas máquinas. Pré-vendas para futuros lotes não foram afetadas.

Nesta quarta-feira (23), executivos da Bitmain notificaram seus clientes, por meio de mensagens no WeChat, que a suspensão se dá por conta da crescente quantidade de máquinas de mineração de segunda mão que estão circulando pelo mercado como resultado das crescentes medidas de suspensão em Xinjiang e Sichuan.

A Bitmain afirmou que, por enquanto, não acrescentará mais pressão sobre seus clientes de mineração que já estão tendo dificuldades em liquidar seus inventários por conta da atual disponibilidade de máquinas.

Além disso, parece que a disponibilidade de modelos de segunda mão e a recente queda no preço do bitcoin resultaram em uma drástica queda de preço à vista dos hardwares de mineração de bitcoin — alguns caíram 30%, com base em diversas cotas publicadas por vários revendedores dessas máquinas.

Porém, Zhang acrescentou que a coleta e o envio desses equipamentos de mineração de segunda mão para o exterior não é tão fácil quanto parece:

Antes que revendedores e oportunistas se precipitem em adquirir equipamentos elétricos com desconto, devem considerar que grande parte desses equipamentos não estarão dentro das normas de grandes países ocidentais (não estão certificados com a Underwriters Laboratories [EUA] nem marcação CE [Europa], além de os transformadores serem de alumínio em vez de cobre.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/06/2021 - 9:51

Pela Web