Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Vale paga US$ 2,5 bi e liquida project finance do corredor logístico em Moçambique

08/06/2021 - 19:06
Vale Mineração Empresas
A Vale havia publicado em janeiro a assinatura de acordo com a Mitsui para a compra dos ativos (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

A Vale (VALE3) liquidará antecipadamente passivo de cerca de 2,5 bilhões de dólares referente ao project finance do Corredor Logístico de Nacala (CLN), que atende a um projeto de carvão em Moçambique, informou a mineradora em comunicado ao mercado nesta terça-feira.

Com a liquidação, prevista para 22 de junho, a companhia disse que terá cumprido todas as condicionantes para a conclusão da compra da participação da Mitsui na mina de carvão de Moatize e no CLN.

O pagamento era necessário uma vez que as condições do project finance não permitiam que a Mitsui vendesse sua participação, segundo explicou a assessoria de imprensa.

A Vale havia publicado em janeiro a assinatura de acordo com a Mitsui para a compra dos ativos, quando também informou sua intenção de desinvestir do negócio no futuro.

“Com a simplificação da governança e da gestão dos ativos, a Vale dá continuidade ao processo de desinvestimento responsável da sua participação no negócio de carvão, pautado na preservação da continuidade operacional da mina de Moatize e do CLN”, afirmou a Vale no comunicado desta terça-feira.

A partir do fechamento da aquisição das participações da Mitsui, a Vale afirmou que passará a consolidar em suas demonstrações financeiras a mina de Moatize e o CLN.

Segundo a empresa, seu Ebitda deixará de ser onerado com custos relacionados ao serviço das dívidas, investimento de manutenção das operações e outros, financiados pela tarifa do CLN, e que já descontados os juros recebidos pela Vale, impactou o Ebitda de 2020 em aproximadamente 300 milhões de dólares.

Veja o quadro abaixo:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , , ,

Última atualização por André Luiz - 08/06/2021 - 19:10

Pela Web