Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Vale: preços elevados do minério de ferro sustentam recomendação de compra da Planner

23/10/2020 - 16:00
Minério de ferro Vale
A produção de minério de ferro da Vale atingiu 88,7 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2020 (Imagem: Alberto Ruy/MInfra)

A Planner reiterou a compra da ação da Vale (VALE3), com novo preço-alvo de R$ 75, após a divulgação do relatório de produção e vendas da companhia no início desta semana.

O analista Luiz Francisco Caetano chamou atenção para os “números fracos” do terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2019. Comparada ao segundo trimestre, a prévia mostrou avanço expressivo.

A produção de minério de ferro da Vale atingiu 88,7 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2020. O montante é 31,2% maior em relação ao volume registrado no trimestre passado e 2,3% superior à quantidade registrada no mesmo intervalo do ano passado.

O Sistema Norte registrou recorde de produção no período, com 58,9 milhões de toneladas. Já o S11D teve uma produção recorde em setembro, com 8,3 milhões de toneladas, enquanto o montante no trimestre foi de 24,4 milhões de toneladas.

Quanto às vendas, o volume vendido de minério de ferro e pelotas chegou a 74,2 milhões de toneladas, sendo 65,7 milhões de toneladas de minério de ferro e 8,4 milhões de toneladas de pelotas.

“No terceiro trimestre de 2020, mais uma vez o volume vendido ficou muito abaixo daquele que foi produzido, indicando a constituição de estoques elevados”, comentou Caetano, em relatório divulgado na quarta-feira.

Um ponto positivo levantado pela Planner é que a Vale está se beneficiando dos elevados preços de minério de ferro, e a expectativa é de que as cotações continuem nos patamares atuais ao longo do quarto trimestre do ano. O que pode comprometer o nível é o crescimento esperado para a produção da mineradora em 2021.

Meta anual

Assim como Safra, XP Investimentos e Ágora Investimentos, a Planner está confiante com o cumprimento da meta de produção de minério de ferro da Vale para 2020, entre 310 e 330 milhões de toneladas.

“A produção de minério entre janeiro e setembro de 2020 foi de 215,9 milhões de toneladas, sendo que para a faixa mínima do guidance faltam ainda ser produzidas 94,1 milhões de toneladas. Este volume, que deverá ser produzido no quarto trimestre, é 6,1% maior que o número do terceiro trimestre”, destacou Caetano.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 23/10/2020 - 16:00