Valor de mercado do Magazine Luiza (MGLU3) encolhe R$ 12 bilhões em dois meses; varejo perde R$ 58 bilhões

O Magazine Luiza (MGLU3) perdeu R$ 12 bilhões em valor de mercado nos últimos dois meses, figurando entre os destaques negativos do setor de comércio brasileiro no período, segundo dados da TC Economatica.
A plataforma de tecnologia agrupou as 39 empresas mais afetadas nos últimos dois meses e também apurou quanto o segmento do varejo brasileiro perdeu. Nesse intervalo, o setor perdeu R$ 58 bilhões em valor de mercado.
Em relação às perdas totais do segmento, o Magazine Luiza representou 21%, seguido do Carrefour Brasil (CRFB3), com 18%, e Americanas (AMER3), com 13%. Lojas Renner (LREN3) representou 13% das perdas totais.
Juntas, essas quatro empresas representaram 65% das perdas do setor.
Em termos percentuais, Americanas e Marisa foram os nomes que mais perderam valor de mercado, com recuos de 44% e 41%, respectivamente.
Na ponta positiva, apenas duas empresas ganharam valor de mercado: Assaí (ASAI3) e IMC (MEAL3). As empresas mostraram ganhos de, respectivamente, 6,78% e 3,69%.
Confira as 10 empresas com maiores percentuais de perda no setor:
| Empresa | Ticker | % do total de perda |
|---|---|---|
| Magazine Luiza | MGLU3 | 20.85% |
| Carrefour | CRFB3 | 17.93% |
| Americanas | AMER3 | 13.07% |
| Lojas Renner | LREN3 | 12.83% |
| Grupo Natura | NTCO3 | 8.39% |
| Grupo Soma | SOMA3 | 4.75% |
| Via | VIIA3 | 3.98% |
| RaiaDrogasil | RADL3 | 3.41% |
| Petz | PETZ3 | 3.06% |
| Grupo SBF | SBFG3 | 3.02% |