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Varejo: É possível lucrar após ‘efeito Americanas (AMER3)’? Veja as escolhas do BTG

17 jan 2023, 14:53 - atualizado em 17 jan 2023, 14:53
Mercado Livre
BTG Pactual tem visão conservadora do setor de varejo (Imagem: Shutterstock/Alison Nunes Calazans)

O BTG Pactual tem uma visão conservadora para o setor de varejo, devido às perspectivas macroeconômicas domésticas e globais.

Dessa maneira, o banco preferencia empresas expostas à reabertura da economia, mas com algum poder de precificação e momentum operacional sólido, como Arezzo (ARZZ3) e Mercado Livre (MELI34).

Para o BTG, as varejistas de alimentos também oferecem proteção contra a inflação, sendo Assaí (ASAI3) a top pick no segmento. Ainda, o banco aponta que a volatilidade do curto prazo pode favorecer nomes mais resilientes, como a Raia Drogasil (RADL3), mesmo com o valuation mais caro em 30x Preço/Lucro 2023.

Perspectivas para o varejo

Os analistas Luiz Guanais, Gabriel Disseli, Victor Rogatis e Luiz Temporini, que assinam relatório, apontam que o cenário macroeconômico vem impactando o setor de varejo nos últimos trimestres e está é uma tendência volátil que deve persistir nos próximos meses.

O time de analistas destaca que a Covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia deixaram a maior parte do mundo cambaleando com os efeitos da estagflação.

Nesse cenário, os analistas usam correlação e regressões entre as variáveis econômicas e o crescimento da receita das empresas, além de uma comparação com o crescimento das vendas no varejo no Brasil para avaliar o setor.

O BTG aponta que uma conclusão básica é a existência de uma conexão positiva entre o crescimento da receita e o crescimento do PIB, confiança do consumidor e intenções de compra, enquanto a taxa Selic, o índice de incerteza e o endividamento das famílias seguem a direção oposta.

“No curto prazo, o momento do setor deve ser ditado, principalmente, pelo fluxo de notícias político/econômico (e por dados sobre essas variáveis econômicas), mas ainda vemos empresas expostas aos segmentos farmacêutico e varejistas de alimentos, bem como players mais expostos a famílias de renda mais alta, como outperformers (desempenho esperado acima da média do mercado)”, completa.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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