Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Veja a carteira de ações “Not Bad” para esta semana

26/08/2019 - 12:58
(Imagem: Antonio Heredia/Bloomberg)

Por William Castro Alves, economista e especialista em mercados internacionais – Acompanhe em “Bugg

Carteira

Quem leu a Tônica da semana passada percebeu que eu diminui o potencial de uma grave crise global acontecendo agora….inclusive deve ter ficado com a percepção de que o Will acha que é hora de comprar, dado o viés mais otimista, não é?

Pois é…diferentemente de educadores, yotubers e outros que falam muito por aí, aqui a gente faz!

Não me acho melhor que ninguém…mas nem pior também! E uma diferença crucial que você vai encontrar aqui é que posto o que faço com o meu dinheiro! Dou a minha cara para bater e para as críticas!

“Put your money where your mouth is!”

O que fiz… então se eu mostrei certo otimismo, aqui está o resultado prático! Fogo já está nas ruas e nas manchetes dos jornais…então eu comprei! Praticamente zerei meu caixa e aumentei minha posição comprada em ações. Foi o que fiz essa semana. “Só” isso. As outras variações da carteira foram decorrente das oscilações dos ativos.

Ahhhh detalhe importante! É bom ter investimentos em dólar quando ele salta como foi semana passada – na verdade ele subiu 12% em 30 dias…Real só não foi pior que o Peso!! E o que houve? O que sempre houve…somos emergentes….só isso. Por isso é bom ter parcela dolarizada! #ficadica!

Ações

Sim me dói no coração, alma, olhos, bolso e onde mais você achar que deva doer…rs…ver uma grande parcela do meu patrimônio ir se esvaindo de um dia para o outro. A sensação do “to rico, to pobre” … esse é o problema de quem olha o saldo todo dia. Como trabalho com isso, fica impossível não olhar todo dia….mas faz parte! 15 anos de mercado e um pouco de Bob Marley, e um bom vinho me dão um bom suporte emocional para esses momentos.

O que fiz essa semana:

Zerei LOGG3: em linha com o que já vinha fazendo em função da saída do ativo da #Notbad. 32% de ganho total ponderado considerando os diferentes preços de saída. Bom a meu ver considerando um carrego de 8 meses. Absolutamente nada contra o ativo ou a boa empresa. Apenas zerei o resquício que tinha nela nessa semana que passou.

Comprei BBAS3: performance relativa das ações do banco contra o Ibovespa (verde) e o setor financeiros (azul) me pareceu exagerada – vide gráfico abaixo. Penso que a queda de quase 20% desde a máxima de julho ajustou bem o valuation do banco que negocia a 8x lucros e 1,4x valor de patrimônio e um  yield de mais de 5%, o que a meu ver deixa-o interessante para montar posição nos níveis atuais. Resultado do 2T  foi decente a meu ver, com o banco atingindo um ROE de 17% – menos que os bancos privados, mas ainda assim bom quando comparado ao seu histórico. Porque o ativo sofreu? (i) Momento de bolsa; (ii) Banco tem exposição a empresas em dificuldades como Odebrecht, Oi, entre outras, então tem que aumentar provisões por conta de prováveis defaults; (iii) oferta de ações excedentes ao controle da União que acabam postergando possíveis compras por investidores (por que comprar agora se posso comprar quando tiver oferta?). Esses são, a meu ver, o motivo que fizeram o papel cair e que já estão no preço. Vamos ver.

E foi isso…não fiz mais nada…segue o jogo…Sim FESA4 e BRKM5 seguem sendo um grande espinho na carne. Semana passada fiz comentários mais completos dos ativos, confere.


#NOTBAD

A semana foi ruim para todos os ativos da carteira, assim como para a bolsa. Não fosse a performance de FESA4 essa carteira tinha grandes chances de superar o Ibovespa….mas aqui é como no futebol, um gol contra acaba com um campeonato, ou gera uma rodada perdedora.

Mês não acabou ainda…sempre é possível alguma revira volta, mas até aqui tem sido um mês BAD apenas!

É o que eu sempre disse aqui: “eu posso estar errado”

Adiciono mais uma: “cedo ou tarde eu vou estar errado!”

Ainda assim, estarei aqui dando a minha cara para bater e compartilhando meus devaneios!

Era isso.

Aquele Abs.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 26/08/2019 - 12:58

Cotações Crypto
Pela Web