Coluna
Colunistas

Victor Marques: ESG – Beeva une inovação e responsabilidade socioambiental e busca investidores no varejo

08 dez 2021, 6:30 - atualizado em 09 dez 2021, 20:13
ESG
“Os alimentos orgânicos e saudáveis que já são produzidos pela Beeva totalizam 22 produtos, dentro das linhas de mel”, diz o colunista  (Imagem: Unsplash/Tim Swaan)

Alinhada aos princípios do ESG, a Beeva oferece ao mercado produtos da apicultura – como própolis e linhas de mel de floradas específicas da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. A proposta é promover o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, a região de menor IDH do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ESG também se destaca nas instalações da foodtech: segundo Jatyr Oliveira, CEO da startup, a sede do empreendimento fica em uma reserva ambiental e todos os materiais e sistemas foram pensados para reduzir o impacto ambiental – do vidro que reveste a fachada ao sistema de reutilização e retorno da água ao lençol freático.

“A gente busca transformar os desafios socioambientais em oportunidades de negócio”, explica Jatyr. Com apenas 1 ano e quatro meses de operação, a   foodtech já opera em mais de 500 pontos de venda – incluindo Carrefour e Pão de Açúcar – e dobrou seu lucro bruto de 2020 para 2021. 

Além das vendas no Brasil, a startup já realizou exportação para a China e conquistou selos de alimentos orgânicos no Brasil, selo Produto Orgânico concedido pelo Ministério da Agricultura, e internacionais: FDA e USDA Organic nos EUA; e o selo de agricultura orgânica da União Europeia.

Próximos passos

Os alimentos orgânicos e saudáveis que já são produzidos pela Beeva totalizam 22 produtos, dentro das linhas de mel e própolis. Porém a foodtech já idealizou e criou a estrutura necessária para escalar a produção e também diversificar o portfólio de produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo começa com o própolis em pó, passando pelo lançamento de novas floradas (novas linhas de mel), própolis encapsulado e culmina no suplemento proteico que mistura pólen, batata doce, macaxeira e açaí. Ainda, já está prevista a expansão para o setor cosmético – utilizando o mel e seus derivados como ativos base de produtos para cuidados de beleza – e bebidas.

Para aliar lucro e propósito, o empreendedor aposta na inovação e na identidade dos produtos. Mesmo nesse modelo artesanal, dados apontam que a caatinga pode produzir 28 vezes mais do que se produz hoje em dia. Por isso, a Beeva está pronta – com capacidade produtiva instalada 60x maior que a utilizada –  para diversificar seu portfólio de produtos.

ESG, alimentação saudável – e orgânica – e desenvolvimento sustentável são temas que atraem cada vez mais os fundos de Venture Capital. É um reflexo natural das tendências de consumo e preocupações dos consumidores: cresce o interesse em saúde e a preocupação com a responsabilidade das empresas que produzem os itens e alimentos para o consumo.

A Beeva já vendeu mais de 245 mil produtos, com GMV de R$ 4 milhões em menos de um ano e meio. Agora, com os próximos passos planejados e grande oportunidade de crescimento, a startup busca investimento através da CapTable, empresa que já intermediou mais de 12 mil investimentos em startups.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar