Wasabi Wallet está na mira da Europol por alegadamente facilitar transações ilegais

05/06/2020 - 8:55
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
wasabi wallet
Em outubro de 2019, a Wasabi Wallet foi avaliada em US$ 7,5 milhões após ter recebido financiamento da Cypherpunk Holdings (Imagem: Wasabi Wallet)

Wasabi Wallet, carteira de bitcoin com foco em privacidade que ajuda a “misturar” moedas para preservar a anonimidade, está sob vigilância da Europol por facilitar transações para a dark web.

Europol, a agência de segurança da União Europeia, apresentou um relatório de duas partes sobre a Wasabi Wallet este ano, analisando principalmente o uso da carteira para atividades criminosas.

Fazendo menção a dados da Chainalysis, a primeira parte do relatório, que circulou em abril, afirma: “nas últimas três semanas, quase US$ 50 milhões em BTC foram depositados na Wasabi, em quase 30% veio de mercados da dark web. Essa é uma quantia significativa, relativamente falando, dado que a estimativa de transações ilegais só contabiliza 1% do total de transações”.

O relatório continuou a afirmar que “as coisas não parecem boas”, ou seja, não é fácil rastrear transações de bitcoin que acontecem na Wasabi Wallet, como também é difícil “desmisturar” as transações.

“Geralmente, a quantidade total de transações e quantias transacionadas fornecem muitas opções sobre onde os fundos poderiam ter sido movimentados. Ainda assim, há uma gota de esperança se o suspeito cometer um erro e decidir agrupar as moedas misturadas”, afirma o relatório.

Sem dúvidas, o uso de serviços de mixing de bitcoin por entidades da dark net está crescendo, conforme Crystal Blockchain, unidade de análise de cripto da Bitfury, argumentou em maio.

O estudo afirmou que a quantidade de bitcoins enviados a mixers por entidades da dark net aumentou 20% no primeiro trimestre de 2020 em comparação a apenas 1% no primeiro trimestre de 2019.

Mixers de bitcoin ajudam a combinar pagamentos de inúmeros usuários em uma única transação para, assim, mascarar sua origem.

Confira o relatório de análise da Europol sobre a Wasabi Wallet:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/06/2020 - 23:41

Cotações Crypto
Pela Web