Zcash deveria abandonar algoritmo de mineração, sugere fundador do projeto

03/08/2021 - 17:20
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Cabe à comunidade Zcash querer essa mudança, mas seu fundador elencou motivos pelos quais isso deve acontecer (Imagem: ECC)

Nesta terça-feira (3), Zooko Wilcox, CEO da Electric Coin Company (ECC) e fundador do Zcash, propôs que a moeda de privacidade ZEC abandone seu blockchain executado pelo algoritmo proof-of-work (PoW) e migre para o proof-of-stake (PoS).

“Embora existam muitos que preferem PoW, acredito que PoS poderia tornar ZEC mais valiosa a mais pessoas! Os benefícios são ótimos e compensam as desvantagens e os riscos”, afirmou ele em uma publicação.

Proof of work (PoW) é um método que exige que validadores (“mineradores”) usem cálculos complexos para solucionar difíceis problemas matemáticos.

Funciona na base de que a energia consumida pela rede ajuda a mantê-la segura — já que um invasor teria de gastar uma quantidade de “trabalho” parecida ou maior para atacá-la.

Em vez disso, proof of stake (PoS) exige que validadores aloquem garantias e se revezem para acrescentar blocos de transações ao blockchain.

Se agirem de má-fé, podem perder seus fundos aplicados. Recentemente, PoS virou um assunto frequente, pois possui baixo impacto ao meio ambiente.

Wilcox afirmou que, agora, cabe à comunidade Zcash querer fazer essa mudança, mas elencou motivos pelos quais isso deve acontecer.

Argumentos a favor do proof of stake

Wilcox apresentou uma série de argumentos para fundamentar sua opinião.

Primeiro, ele afirmou que a migração poderia reduzir a pressão de venda, já que mineradores não iam mais precisar vender moedas recém-mineradas para pagar pelos custos de produção (custos de eletricidade e hardware, por exemplo).

Aqui, a ideia é que “stakers” — usuários que aplicam fundos — possam manter suas moedas por mais tempo para si em vez de vendê-las.

Segundo, ele afirmou que seria bom para a aceitação do Zcash se o protocolo fosse mais eficiente em termos de energia.

Embora discorde que a mineração PoW esteja amplificando o aquecimento global e ajudando a destruir o mundo, ele reconheceu que a percepção pública é mais importante para a ampla adesão.

Terceiro, Wilcox disse que PoS garante uma maior segurança a um baixo custo, afirmando que sistemas PoW pagam a mais pela segurança da rede:

No PoS, a comunidade pode obter uma melhor segurança — incluindo a finalidade econômica, em que você pode garantir que um pagamento que você recebeu não será removido — e e um melhor desempenho a um custo bem menor.

Além desses motivos, ele também sugeriu que o protocolo seria mais descentralizado e aumentaria a demanda por ZEC, sua moeda nativa.

O processo de staking permitiria que qualquer pessoa participasse do projeto, remetendo ao início do Zcash, quando muitos membros da comunidade estavam minerando a criptomoeda via placas de vídeo de seus computadores.

O que são criptomoedas de privacidade?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 03/08/2021 - 17:29

Cotações Crypto
Pela Web