Política

A nova preocupação de Lula, segundo ministros

17 jun 2024, 15:19 - atualizado em 17 jun 2024, 15:19
lula - pesquisa - eleição
No plano da receita, uma preocupação muito grande com as renúncias ficais, disse Haddad. (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

O presidente Lula demonstrou “preocupação muito grande” com as renúncias fiscais nas contas do governo federal, segundo os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet.

A renúncia fiscal ocorre quando o governo abre mão de uma receita vinda de impostos para estimular determinado setor.

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (17), Tebet afirmou que o presidente deu aos ministros da área econômica um tempo para se debruçarem sobre os números e apresentarem soluções.

Ela citou como exemplo de preocupação o aumento do gasto da Previdência, que está relacionado à elevação das renúncias tributárias.

“Ele ficou extremamente mal impressionado com o aumento dos subsídios”, acrescentou Tebet, que teve reunião com Lula e Haddad para analisar as contas do governo e preparar a elaboração do Orçamento de 2025.

Haddad ressaltou que a carga tributária caiu no ano passado e que o governo fez uma recomposição para tentar reequilibrar as contas.

Após a aprovação de uma série de iniciativas para aumentar a arrecadação, a equipe econômica tem sido pressionada a apresentar medidas de reavaliação das despesas.

*Com informações da Reuters

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.