Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Amazon, Google, Apple ou Facebook? Saiba em qual empresa ainda vale a pena investir, segundo a XP Investimentos

Renan Nunes
05/05/2022 - 17:05
Empresas Tecnologia Investimentos
Vistas como a “galinha dos ovos de ouro” dos investidores, empresas de tecnologia tem desaceleração em seus crescimentos (Imagem: Shutterstock/Ascannio)

As empresas de tecnologia apresentaram crescimento extraordinário na última década, sendo vistas por investidores como uma das melhores apostas do mercado.

Entretanto, com baixos resultados no primeiro trimestre de 2022, essas companhias se viram diante de uma crise financeira e tanto.

Responsáveis por 25% do valor de mercado do S&P 500, empresas como Facebook, Amazon (AMZN; AMZO34), Apple (AAPL; AAPL34), Netflix (NFLX; NFLX34) e Google (GOOG; GOOGL; GOGL35; GOGL34) , foram responsáveis por mais de 50% da queda do índice do ano, segundo a casa de análises Bespoke Investment Group.

Tecnologia Investimentos
Empresas de tecnologia tem baixas projetadas para os próximos 12 meses (Imagem: Reprodução/Bloomberg/Research XP)

Em fevereiro deste ano, inaugurando a temporada de baixas, o Facebook revelou números abaixo do esperado pelos investidores, assim como uma estagnação em sua quantidade de usuários.

No mesmo dia após a divulgação dos resultados, a empresa observou uma queda histórica em suas ações.

Outra empresa que protagonizou o declínio das gigantes de tecnologia no primeiro trimestre do ano foi a Netflix. O serviço de streaming registrou uma perda de 200 mil usuários em sua plataforma – a primeira desde sua fundação – uma queda de 26% em seus papéis no after market.

De acordo com relatório da XP Investimentos, o aumento da taxa de juros de títulos de longo prazo nos Estados Unidos é uma das razões para o mal desempenho do setor no período. Segundo os analistas, isso porque as “empresas de tecnologia são teses de crescimento, que tem a valorização das ações pautadas no aumento futuro dos lucros”.

Além disso, a perspectiva dos especialistas é que o setor tenha uma desaceleração de crescimento nos próximos meses. A própria Apple, uma das únicas empresas do segmento que permaneceu com uma curva positiva em suas ações, espera que suas vendas enfrentem certa lentidão nos próximos períodos.

Para os analistas da XP, apesar da indústria tecnológica não observar nenhum fator macro que o beneficie no momento, com as baixas nos preços das ações e as correções feitas por muitas empresas no momento, o momento pode ser favorável para aquisição de investimentos de longo prazo.

Enquanto empresas como Apple e Meta (FB; FBOK34) passam pela crise com certa estabilidade e crescimento, outras companhias, como Amazon, Netflix e Alphabet são alvos de percas substanciais e permanecem com perspectivas fracas de crescimento.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Última atualização por Renan Nunes - 05/05/2022 - 17:20

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de tecnologia?
Receba toda sexta-feira as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto