BusinessTimes

Ambev (ABEV3): Nem o calvário do Grupo Petrópolis muda recomendação de ‘venda’ da Genial

30 mar 2023, 17:18 - atualizado em 30 mar 2023, 17:19
Ambev
Avaliação da Genial seguem em linha com o que outras casas disseram logo que o Grupo Petrópolis pediu recuperação. (Imagem: Rafael Borges/Money Times)

A Genial Investimentos segue com recomendação de “venda” para a Ambev (ABEV3), com preço-alvo de R$ 13, mesmo após o concorrente Grupo Petrópolis pedir recuperação judicial.

“No curto prazo, vemos a Ambev sendo beneficiada e o mercado aumentando suas expectativas com a companhia, dada a possibilidade de ganho de market share”, disse a corretora.

“No entanto, acreditamos que, no longo prazo, o cenário ainda segue incerto e o potencial de crescimento da empresa é relativamente limitado”.

A avaliação da Genial segue em linha com o que outras casas disseram logo que o Grupo Petrópolis pediu recuperação, embora a recomendação de “venda” para a Ambev não seja um consenso.

“O processo de recuperação judicial da Cervejaria Petrópolis poderá levar a um ambiente menos competitivo no setor de bebidas alcoólicas do país, à medida que companha deverá focar seus esforços em se reestruturar, a fim de manter suas operações viáveis”, disseram Lucas Bonventi e equipe.

A participação de mercado da Petrópolis, Heineken e Ambev estão em cerca de, respectivamente, 10%, 21% e 65%, lembraram os analistas da Genial.

Há uma possibilidade, segundo eles, de as operações da Petrópolis serem adquiridas por um player capitalizado do setor.

“Mas que o fato de sua operação de distribuição se sobrepor em relação a demais distribuidores diminui essa possibilidade (sobreposição tornaria uma operação de M&A menos vantajosa)”, pontuaram.

O Grupo Petrópolis afirma dever cerca de R$ 2,2 bilhões e pede que os bancos SantanderDaycovalBMGSofisa e o fundo Siena sejam obrigados a liberar valores mantidos nas contas do grupo, sem retê-los ante ao pedido de RJ.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.