Analistas do JPMorgan explicam quais fatores estão por trás da queda do GBTC da Grayscale

The Block
The Block
01/03/2021 - 13:03
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
O GBTC é um veículo financeiro que permite a negociação de ações de fundos de investimento que têm grandes quantias de bitcoin alocadas (Imagem: Crypto Times)

O prêmio das negociações do Bitcoin Trust (GBTC) da Grayscale ficou negativo e, provavelmente, dois fatores estão por trás da mudança, segundo análise do JPMorgan.

Historicamente, o produto GBTC da Grayscale foi sempre negociado a um alto prêmio em comparação ao bitcoin implícito que rastreia. O prêmio caiu de 35,79% (em 8 de dezembro) para -2,66% (na semana passada), segundo dados do The Block.

Analistas do JPMorgan atribuem a reviravolta a dois fatores. O primeiro é em relação aos lucros obtidos por instituições em negociações populares nos mercados cripto.

As negociações envolvem a participação ao GBTC pelo valor líquido do ativo (NAV) e, em seguida, após um período de bloqueio de seis meses, vendem as ações para obter o prêmio.

“Alguns desses investidores institucionais estão vendendo GBTC para monetizar o prêmio”, afirma o JPMorgan em sua nota de pesquisa.

“Conforme se materializa, essa pressão de venda não está apenas aplicando uma pressão negativa no GBTC prêmio pelo NAV, mas também nos preços do bitcoin, dado seu fluxo ainda alto e a importante sinalização do GBTC.

O segundo fator resultante do colapso no prêmio do GBTC é o lançamento recente de novos fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin no Canadá, segundo os analistas do JPMorgan:

Em nosso relatório anterior do dia 8 de janeiro, argumentamos que a apresentação de um ETF de bitcoin, acessível a investidores americanos, iria corroer o impulso de fluxo do GBTC e causar um colapso de seu prêmio pelo NAV.

Como consequência, também argumentamos que uma corrosão aos influxos de BGTC e um colapso de seu prêmio provavelmente iriam ter efeitos negativos a curto prazo nos mercados de bitcoin, dado o fluxo e a importância marcante do GBTC.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/04/2021 - 13:55

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto