Purpose Investments tem seu ETF de bitcoin aprovado por reguladora canadense

12/02/2021 - 10:17
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O Purpose Bitcoin ETF permitirá que investidores canadenses tenham exposição indireta ao bitcoin, já que o fundo será listado na Bolsa de Toronto (Imagem: Purpose Investments)

A Comissão de Valores Mobiliários de Ontário (OSC, na sigla em inglês) aprovou um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin, segundo registros públicos.

O que é um ETF de bitcoin?

Um documento final e decisório, dado de ontem (11), foi emitido nessa quinta-feira à tarde, de acordo com registros no SEDAR — sistema eletrônico para o envio oficial de documentos por empresas públicas e fundos de investimento canadenses — do “Purpose Bitcoin ETF”, gerenciado pela Purpose Investments Inc.

Segundo o documento:

A proposta foi enviada pelo Sistema de Passaporte 11-102 de Instrumento Multilateral nas províncias de British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Quebec, Nova Brunswick, Nova Escócia, Ilha de Prince Edward, Terra Nova e Labrador, Territórios do Noroeste, Yukon e Nunavut.

Um aviso de recebimento da proposta será emitido pela reguladora em cada uma dessas jurisdições se as condições do Instrumento forem atendidas.

Segundo a proposta, enviada via formulário, o Purpose Bitcoin ETF é um fundo mútuo alternativo que “investe e possui todos os seus ativos em posses a longo prazo da moeda digital bitcoin”.

Cidel Trust Company, subsidiária do Cidel Bank Canada, foi designada como a custodiante do fundo.

Gemini, empresa cripto fundada pelos investidores Cameron e Tyler Winklevoss, atuará como a subcustodiante do fundo. Ernst & Young (EY) é a auditora do fundo, segundo carta publicada no SEDAR.

De acordo com os documentos, o ETF está aprovado, de forma condicional, a ser negociado na Bolsa de Valores de Toronto (TSX):

Sujeito a satisfazer a listagem original de requisitos do TSX a respeito do Fundo em ou antes o dia 11 de fevereiro de 2022, Unidades do Fundo ETF serão listadas na TSX e oferecidas continuamente, e um investidor poderá comprar ou vender tais Unidades de ETF na TSX por meio de corretoras registradas na Província ou no Território onde o investidor reside.

Investidores irão obter comissões de corretagem habituais na compra ou venda de Unidades de ETF.

Os tickers da TSX para as unidades do ETF, para Unidades Não Cobertas por Moedas (em dólares canadenses) e Unidades Não Cobertas por Moedas (em dólares americanos) são BTCC, BTCC.B e BTCC.U, respectivamente.

Quando listado, o ETF será negociado junto com produtos, como o Bitcoin Fund, fundo fechado e listado em abril de 2020. O fundo é mantido pela gestora canadense de ativos 3iQ.

Conforme o esperado, a notícia positiva do Purpose Bitcoin ETF foi comemorada por defensores cripto como um possível passo na apresentação de tais serviços nos EUA, onde reguladores de valores mobiliários federais sempre negaram sua aprovação.

Por que os ETFs de bitcoin vão virar o jogo?

Ainda assim, Hester Peirce, representante da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC), falou sobre a aprovação de um ETF de bitcoin no país e divulgou seu descontentamento referentes às rejeições.

Nessa quarta-feira (10), Peirce contou à CoinDesk que o mercado americano está pronto para produtos negociados em bolsa e ligados ao bitcoin.

Documentos atualizados no SEDAR indicam que propostas de outros ETFs de bitcoin também podem ser aprovadas.

Documentos de decisão preliminar foram publicados para propostas enviadas por Evolve Funds Group Inc., Horizons ETFs Management (Canada) Inc., Arxnovum Investments Inc. e Accelerate Financial Technologies Inc.

Confira, abaixo, a proposta do Purpose Bitcoin ETF:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 12/02/2021 - 10:22

Cotações Crypto
Pela Web