Anchorage se torna o primeiro banco cripto a obter alvará nos EUA

14/01/2021 - 13:08
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Com um alvará bancário, a Anchorage Digital Bank National Association pode fornecer serviços de subcustódia para qualquer instituição financeira (Imagem: Medium/Anchorage)

Anchorage venceu a corrida e se tornou o primeiro banco cripto a receber um alvará bancário federal pelo Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC).

Agora, a custodiante institucional de cripto está em uma posição melhor, com a designação de “custodiante qualificada” sob os requisitos da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC).

Consultores de investimento devem manter fundos e valores mobiliários de clientes em empresas que atendam ao padrão de custodiante qualificada, como bancos ou corretoras registradas.

Em uma declaração, o OCC destacou a “aprovação condicional” da solicitação bancária da Anchorage.

“O OCC concedeu um alvará bancário de fundo nacional à Anchorage após uma análise aprofundada da empresa e de suas operações. Como condição obrigatória para a aprovação, a empresa entrou em um acordo operacional que estabelece, dentre outras coisas, requisitos de capital e de liquidez e as expectativas de gerenciamento de risco do OCC”, disse a reguladora.

Com um alvará bancário, a Anchorage Digital Bank National Association pode fornecer serviços de subcustódia — como a detenção de ativos para uma custodiante principal — para qualquer instituição financeira.

“Antes, há empresas de fintech com sofisticação técnica para operar, de forma segura, com criptoativos em uma estrutura regulatória fragmentada, que varia de estado para estado, e existem bancos com alvarás federais com uma estrutura regulatória robusta que não possuem a verdadeira experiência tecnológica necessária para operar no setor blockchain a seu ritmo surpreendente de inovação”, afirmaram Nathan McCauley e Diogo Mónica em um comunicado.

Segundo eles, agora o Anchorage Digital Bank poderá fornecer a clareza técnica e regulatória exigida pela “séria participação institucional”.

Outros players também visam obter alvarás bancários no futuro próximo. BitPay e Paxos enviaram seus pedidos para alvarás federais em dezembro. Avanti continua sendo um banco cripto regulamentado no estado de Wyoming.

A aprovação da Anchorage vem dias após um rumor de que Brian Brooks, controlador interino, pode estar no fim de seu mandato no OCC, segundo um artigo do site Politico.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 14/01/2021 - 13:08

Cotações Crypto
Pela Web