Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Deputados debatem regulamentação do bitcoin e moedas virtuais

25/09/2019 - 15:25
Aureo Ribeiro quer discutir a vulnerabilidade do mercado de criptomoedas e dos locais onde os investidores as negociam (Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

comissão especial que estuda a regulamentação de moedas virtuais (como os bitcoins) e de programas de milhagem de companhias aéreas (PL 2303/15) realiza mais uma audiência pública hoje.

Veja o debate ao vivo:

Desta vez, diversos empresário do setor de bitcoins foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre eles,  o diretor-executivo da Foxbit, João Canhada; o diretor-executivo do Mercado Bitcoin, Marcos Alves; e o sócio fundador da Brazilex, Marcelo Rozgrin.

“O mercado de criptoativos envolve diferentes players, com atividades próprias e distintas entre si, e dos players tradicionais de mercado”, explica o deputado Professor Israel (PV-DF), que sugeriu o debate.

Para ele, conhecer as particularidades de cada uma dessas atividades é essencial para compreender as demandas regulatórias necessárias.

Segurança

Já o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que também sugeriu a audiência, quer discutir a vulnerabilidade do mercado de criptomoedas e dos locais onde os investidores as negociam.

“Bitcoins e outras moedas virtuais têm criptografia incorporada em seu protocolo, o que significa que eles verificam transações e se protegem contra fraudes. O protocolo pode ser seguro, mas nem todos os serviços que lidam com essas moedas podem ser confiáveis”, afirma Ribeiro.

O deputado lembra que, em 2013, um serviço de bitcoin foi pirateado. “Usando engenharia social, os hackers ganharam acesso ao seu sistema e roubaram 4.100 bitcoins, cerca de US$ 1,2 milhão”, relembra Ribeiro. Em 2016, continua, a Bitfinex, de Hong Kong, perdeu cerca de US$ 65 milhões em um ataque cibernético.

Participe da discussão por meio de sala de bate-papo do portal e-Democracia.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 25/09/2019 - 19:34