Atletas americanos não devem usar yuan digital nas Olimpíadas de Inverno de Pequim?

19/07/2021 - 16:42
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Senadores estão preocupados com o nível de monitoramento que o yuan digital possibilitaria para o governo chinês (Imagem: Unsplash/kfdias)

Nesta segunda-feira (19), um trio de senadores disse que participantes americanos das Olimpíadas de Inverno de Pequim, previstas para 2022, não devem usar o yuan digital (ou e-CNY) da China, que possivelmente terá um grande papel durante o evento.

Funcionários chineses afirmaram que o yuan digital poderá ser amplamente usado durante as Olimpíadas de Inverno, após meses de testes realizados em inúmeras cidades do país.

Planos para o e-CNY continuam sendo divulgados em meio a esses testes, incluindo a compatibilidade com contratos autônomos.

A decisão da China em aderir a uma moeda digital gerou desconfiança no Congresso Americano, pois o projeto foi citado como uma fonte de competição entre os governos chinês e americano. Na verdade, o projeto e-CNY gerou pressão política para a criação de um dólar digitizado.

A opinião negativa sobre o yuan digital foi compartilhada em uma carta desta segunda-feira, escrita pelos senadores Marsha Blackburn, Cynthia Lummis e Roger Wicker.

Enviada ao Comitê Olímpico e Paraolímpico dos EUA (USOPC, na sigla em inglês), a carta começa da seguinte forma:

Escrevemos para expressar nossos receios com os planos do governo comunista chinês em oficialmente lançar a Moeda Digital/Pagamento Eletrônico [DCEP], comumente chamada de yuan digital, antes das Olimpíadas de Inverno de Pequim em 2022. 

Mais especificamente, pedimos que o Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos (USOPC) proíba atletas americanos de receberem ou usarem o yuan digital durante as Olimpíadas de Pequim.

O yuan digital é a moeda digital emitida pelo banco central Banco do Povo da China (PBoC). O yuan digital é completamente controlado pelo PBoC e pode ser monitorado e rastreado pelo banco central.

O yuan digital está em desenvolvimento desde 2014, mas só recentemente o governo chinês divulgou recursos fundamentais sobre a moeda digital, incluindo a capacidade de o governo saber os detalhes exatos do que alguém adquiriu e quando.

Criptoativos: utopia ou distopia?

O grupo pediu por informações sobre o assunto ao Comitê de Comércio, Ciência e Transportes do Senado Americano e afirma que sua solicitação visa “proteger a privacidade de atletas americanos do governo comunista chinês”.

Confira, abaixo, a carta dos senadores:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 19/07/2021 - 16:44

Cotações Crypto
Pela Web