Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Rússia propõe ferramenta nacional para rastreamento de criptoativos

12/08/2020 - 14:46
Reguladores financeiros estão considerando o lançamento de um software de análise apoiado pelo estado para policiar transações de criptoativos (Imagem: Pixabay/IGORN)

Segundo o jornal local RBC, o serviço de monitoramento financeiro da Rússia, Rosfinmonitoring, propôs uma ferramenta de inteligência artificial para o rastreamento de transações de bitcoin no país, noticiou o Decrypt.

Em parceria com o Instituto de Física da Universidade de Moscou, reguladores querem desenvolver o projeto “Transparent Blockchain” que analisa transações de bitcoin para mapear o comportamento de usuários.

Bitcoin (BTC), dash (DASH), omni (OMNI) e monero (XMR) serão os principais alvos da ferramenta. Reguladores desejam monitorar atividades ilegais, usando a ferramenta para buscar por palavras-chave como “terror”, “morte”, “sequestro”, dentre outras.

“Ativos virtuais, incluindo vários sistemas de criptoativos, são usados por criminosos em diversos esquemas ilegais: tráfico de drogas, evasão fiscal, cibercrimes, assassinatos por encomenda, venda de informações de bases de dados privadas e financiamento do extremismo”, disse a Rosfinmonitoring.

Não é novidade que a relação da Rússia com criptoativos é difícil. O país já cogitou projetos de stablecoins e testou a tecnologia blockchain para votações virtuais, mas sempre fechou o cerco sobre a governança e a negociação de bitcoin.

A nova ferramenta tornará a situação ainda mais difícil para os investidores de cripto do país?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 12/08/2020 - 14:46