Banco da Inglaterra quer saber onde está o modelo de negócio do projeto Diem

The Block
The Block
07/01/2021 - 14:06
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
A stablecoin, anteriormente conhecida como Libra e inicialmente impulsionada pela gigante rede social Facebook, foi renomeada para Diem em dezembro (Imagem: Crypto Times)

Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE), questionou o modelo de negócios do projeto de stablecoin Diem (anteriormente conhecido como Libra).

Em um evento dessa quarta-feira (6) do Comitê de Tesouro britânico com diversos membros do Parlamento britânico, Bailey foi questionado pelo parlamentar Steve Baker sobre as questões de privacidade relacionadas a moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs), ou criptomoedas que são apoiadas, de alguma forma, por reservas de bancos centrais.

Bailey respondeu à pergunta, direcionando o foco à Diem.

“Uma das coisas que, sem dúvidas, surgiu no ano passado é uma proposta chamada Libra — que agora se chama Diem —, associada ao Facebook”, disse ele, acrescentando:

Isso gerou algumas reações, é claro. Mas uma das questões é: onde está seu modelo de negócios? Realmente inclui a privacidade de informações, em termos de acesso?

Não seria [um acesso] pelos bancos centrais, é claro. Seria um acesso à informação pelo setor privado.

A stablecoin proposta, anteriormente conhecida como Libra e inicialmente impulsionada pela gigante rede social Facebook, foi renomeada para Diem em dezembro.

Segundo Stuart Levey, diretor executivo da Diem Association, a decisão de alterar o nome sinaliza a “crescente maturidade e independência” do projeto.

Não foi a primeira vez que Bailey criticou o design da Diem. Em novembro, em evento do Banco Central Europeu (BCE), o presidente do Banco da Inglaterra havia dito: “o nível está altíssimo para stablecoins privadas e eu não acho que eles chegaram a esse nível”.

No evento dessa quarta-feira, Anil Kashyap, membro externo do Comitê de Políticas Financeiras, que monitora o risco sistêmico no sistema financeiro britânico, disse que o Banco da Inglaterra está planejando publicar um documento de discussão em março, apresentando a postura do banco central sobre CBDCs.

“Acredito que nosso documento de março nos colocará em uma posição de liderança em relação a muitos outros países”, disse ele.

Kashyap também afirmou que ele não acha inevitável que o surgimento de moedas digitais para o varejo, emitidas e lastreadas por bancos centrais, indique o desaparecimento do “private banking” — algo questionado durante o evento.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/01/2021 - 14:06

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web