Banco do Canadá: provas de conhecimento zero ainda não servem para CBDCs

The Block
The Block
30/06/2020 - 7:59
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
bitcoin canadá bandeira
Uma prova de conhecimento zero (ZPK) permite que uma parte (o “verificador”) confirme que algo sobre outra parte (o “comprovador”) é verdade sem saber qualquer outra informação sobre o “comprovador” (Imagem: Pixabay/cryptostock)

Provas de conhecimento zero (ZPK) e abordagens criptográficas parecidas para a privacidade da rede blockchain estão “em em seus primórdios” e não estão prontas para ampla aplicação em sistemas de moedas emitidas por banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Essa é uma conclusão de um novo comunicado analítico publicado pelo banco central do Canadá. O Banco do Canadá é um líder na pesquisa e no desenvolvimento de protótipos de CBDC.

Entre 2016 e 2018, como parte de uma iniciativa chamada Project Jasper, o banco explorou o uso da tecnologia de registro distribuído (DLT) para a compensação e execução de pagamentos interbancários, além de transações de valores mobiliários.

O novo comunicado deve apresentar uma estrutura para avaliar diversos “modelos de privacidade” para CBDCs. Diferentes métodos de pagamento estão em um espectro quando se fala da privacidade fornecida a seus usuários, em que a anonimidade do dinheiro em espécie está no fim desse espectro

Porém, no âmbito dos criptoativos, “técnicas para obter privacidade assim como a do dinheiro físico ainda são imaturas”, disse o banco.

Em particular, uma abordagem de melhoria de privacidade, amplamente considerada como promissora nesse contexto, é o uso de provas de conhecimento zero — a forma como Zcash permite que seus usuários escondam dados de transação.

Porém, o comunicado do Banco da Canadá é um alerta. Poucos sistemas de provas de conhecimento zero foram aplicados e poucas pessoas têm a habilidade de aplicá-los e mantê-los.

O banco alertou: “o risco aqui é que sua complexidade técnica combinada com sua imaturidade poderiam mascarar vulnerabilidades”.

Provas de conhecimento zero: um divisor de águas
para a segurança de dados do cliente

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/06/2020 - 8:03

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto