Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco do Japão cria comitê para compartilhar detalhes sobre criptomoeda nacional

29/03/2021 - 7:59
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Assim como o Fed, o banco central do Japão quer estar pronto para lançar uma CBDC se for necessário (Imagem: Freepik/www.slonpics.com)

Na última sexta-feira (26), o Banco do Japão (BOJ) afirmou ter criado um “comitê de colaboração” que pretende fornecer suporte a suas iniciativas em testar uma moeda digital de banco central (CBDC) nas próximas semanas.

Funcionários do banco central japonês afirmaram este mês que seus experimentos começariam no segundo trimestre. O propósito do comitê é atuar como um ponto de conexão entre o banco central e o banco privado.

Em carta datada de 26 de março, o BOJ apresentou sua lógica para criar o comitê:

Embora o Banco não tenha planos de emitir uma moeda digital de banco central (CBDC), do ponto de vista para garantir a estabilidade e eficiência dos sistemas de pagamento e liquidação como um todo, o Banco irá se preparar cuidadosamente, incluindo a implementação de experimentos, para responder a mudanças em circunstâncias de forma adequada.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

Ao longo da experimentação de uma CBDC, o Banco considera importante aplicar o conhecimento de diversos acionistas, como o setor privado, especialistas e autoridades públicas relevantes.

De certa forma, essa afirmação reflete declarações do Federal Reserve dos EUA, que também está se preparando para compartilhar detalhes de seus testes com CBDCs ao público. O Fed disse que se fosse produzir uma CBDC, o envolvimento com o setor privado seria fundamental para seu sucesso.

Membros do setor privado no grupo do BOJ incluem diversas associações bancárias, de pagamentos e fintechs, segundo o documento.

Reuniões serão realizadas virtualmente e “irão ocorrer conforme o necessário, dependendo do progresso da PoC [prova de conceito]”, em que detalhes serão publicados em consulta com membros.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 29/03/2021 - 7:59

Pela Web