Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

BDRs da XP e do Inter no Ibovespa? B3 estuda possibilidade

13/10/2021 - 17:11
B3-Bolsa de Valores B3SA3
Para Ágora, integração dos BDRs no IBOV é ligeiramente positiva (Imagem: Linkedin/Divulgação)

A B3 (B3SA3) estuda alterações nas regras do índice Ibovespa para integrar BDRs, após o recente sucesso da alta liquidez dos BDRs da XP e do potencial dos BDRs do Banco Inter.

Na última semana, a XP passou a negociar BDRs na B3, liberando aos investidores brasileiros acesso aos recibos que representam as ações da XP Inc., listadas na bolsa Nasdaq, nos Estados Unidos.

Na mesma semana, o Inter anunciou em sua reorganização societária que também listará esses certificados na Bolsa brasileira. Em reflexo, as units da companhia dispararam 12%, no dia da divulgação.

Segundo a Ágora Investimentos, em relatório obtido pelo Money Times, a integração dos BDRs no índice Ibovespa é ligeiramente positiva para esses volumes.

Com as mudanças potenciais na regras do IBOV, a corretora afirma que a quantidade de negócios locais pode melhorar, especialmente vindo de fundos passivos.

A popularização dos BDRs

Os BDRs são formas de investidores locais investirem em papéis de gigantes globais. Atualmente, existem mais de 800 BDRs disponíveis para o investidor pessoa física na B3.

Pelas regras atuais da Bolsa, esses certificados não podem fazer parte do IBOV, independentemente de sua liquidez. A B3 está revisando esta restrição.

Na prévia operacional de setembro, nem mesmo a alta de juros freou o crescimento do investidor pessoa física na Bolsa brasileira, atingindo um crescimento de 24% no total de ações negociadas, no comparativo anual.

Em números absolutos, foram de 27,9 mil ativos negociados para 34,7 mil.

“Acreditamos que o maior risco de curto a médio prazo para a B3 é uma queda adicional no índice Ibovespa sobre o aumento da incerteza política e macro, afetando os volumes de ações à vista”, apontaram analistas da Credit Suisse, em relatório.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovana Leal - 13/10/2021 - 17:11

Cotações Crypto
Pela Web