CryptoTimes

BNB anuncia novidades para 2022: confira tudo que foi anunciado em evento

31 maio 2022, 13:53 - atualizado em 31 maio 2022, 13:53
BNB Chain
O evento foi ransmitido pelo YouTube nesta terça-feira (31) (Imagem: Crypto Times)

A BNB Chain, rede de contrato inteligente da Binance, anunciou nesta terça-feira (31) seu planejamento tecnológico (roadmap) atualizado para este ano de 2022. As principais áreas de foco incluem descentralização, aumento na velocidade de transação, integração “multichain” e infraestrutura de sidechain.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da comunidade:

Planejamentos e novidades na BNB Chain

BNB Chain
Planejamento tualizado da BNB Chain para 2022. (Imagem: BNB Chain/Divulgação)

As principais implantações na rede principal incluem o fortalecimento da infraestrutura e governança da BNB Chain para desenvolvedores ajudarem a construir aplicativos descentralizados (Dapps) de alto volume que oferecem maior capacidade, transações mais rápidas, maior descentralização, segurança de rede e estabilidade para os consumidores.

A BNB Chain também anunciou a nova fase de seu programa de incubação, o Most Valuable Builder (MVB ), programa e esforços educacionais para aumentar o número de engenheiros de software Web3 trabalhando no ecossistema.

No evento também foi apresentado pela primeira vez, como avatares, “V”, Cientista Chefe, e “K”, Piloto Chefe do Ecossistema.

BNB Chain
“K”, Piloto Chefe do Ecossistema. (Imagem: BNB Chain/Divulgação)
BNB Chain
“V”, Cientista Chefe. (Imagem: BNB Chain/ Divulgação)

“V” lidera pesquisa e arquitetura na equipe de desenvolvimento principal da BNB Chain desde o início do protocolo, e “K” se junta agora para promover a inovação blockchain no ecossistema.

Conforme anunciado, a BNB Chain é atualmente a maior blockchain de contrato inteligente do mundo em termos de volume de transações e usuários, ultrapassando recentemente três bilhões de transações desde sua criação em 2020.

Uri Ferruccio, Diretor Executivo da Fundação BNB, comenta que a comunidade de desenvolvedores do BNB Chain inova continuamente para que o BNB Chain “continue sendo uma infraestrutura blockchain altamente competitiva e funcional”.

“Esses avanços tecnológicos são significativos, pois trarão mudanças substanciais tanto para a comunidade de desenvolvedores quanto para os usuários finais. Os componentes mais interessantes incluem estruturas escaláveis ​​de próxima geração – BAS e zkBAS, oferecendo TPS ultra-alto e experiência de cadeia cruzada suave, a introdução de mais conjuntos de validadores para aumentar a descentralização, BNB Beacon Chain de código aberto e mecanismo de finalização rápida. A ênfase será na inovação, sustentabilidade, fortalecimento do mecanismo de governança da BNB Chain e investimento pesado em segurança.” disse.

Busca por transações mais rápidas, de baixo custo, e capacidade extra

Do primeiro ao terceiro trimestre de 2022, o BNB Chain Core Dev vem trabalhando com parceiros da comunidade, como o “NodeReal”, para melhorar continuamente a própria infraestrutura do BNB, desde a capacidade da rede até a descentralização e estabilidade da rede.

Segundo o anúncio, um elemento-chave para velocidade e desempenho será o aumento da capacidade de gás (taxa de rede) em bloco no BNB Smart Chain (BSC) para 200 milhões.

Os usuários finais, segundo comunicado, verão menos congestionamento e transações mais rápidas com esta versão. Os validadores e executores de nós também se beneficiarão do espaço de disco reduzido das ferramentas de poda.

Essa melhoria buscará trazer uma experiência de dApp otimizada, mesmo em meio ao tráfego de rede de pico.

A atualização, chamada BEP-127, visa criar um modo de manutenção temporária para validadores para que possam agendar manutenções emergenciais sem afetar o desempenho da rede principal. 

“Isso aumenta a estabilidade da rede, permitindo que eles solucionem falhas do sistema sem comprometer o desempenho. Os usuários finais devem esperar alta capacidade, menor congestionamento e velocidade de transação mais rápida”, diz Ferruccio.

Também em termos de desempenho, no terceiro trimestre, ele comenta que, o BEP-126 apresenta o Mecanismo de Finalidade Rápida para implementar multi-assinatura baseada em BLS para canais P2P e atestar blocos para finalizar rapidamente o estado do blockchain.

Descentralização da BNB Smart Chain

Uma outra atualização, denominada BEP-131, apresentará o formato de validação chamado “Validadores Candidatos da Cadeia Inteligente do BNB”.

Esta proposta aumentará os validadores no BNB Smart Chain (BSC) de 21 para 41 na Fase 1, aumentando a descentralização e incentivando os validadores a atualizar hardware e infraestrutura.

Um consenso mais competitivo permitirá que validadores de candidatos menores tenham a chance de ganhar recompensas. Conforme anunciado, a descentralização aumenta a segurança e a estabilidade da rede para os usuários finais e é um elemento central da estratégia do BNB.

“O BNB Beacon Chain abrirá o Binance Descentralized Exchange (DEX) no segundo trimestre de 2022. Os desenvolvedores terão acesso ao código-fonte aberto do mecanismo de correspondência do DEX, um desenvolvimento importante para o movimento de código aberto”, diz o  Diretor Executivo da Fundação BNB.

Sidechains

BNB Application Sidechains (BAS) são o aspecto considerados pela comunidade como mais inovadores do planejamento deste ano, trazendo um “benefício significativo para as equipes de desenvolvedores que estão construindo no ecossistema BNB.”

A equipe BNB Core, NodeReal, Celer e Ankr lançaram a estrutura chamada BAS na testnet (rede de testes) no início do ano e, após testes pilotos, a primeira Mainnet (rede principal) será lançada em 31 de maio de 2022 com META Apes e Metaverse World – uma subsidiária da Netmarble e Project Galaxy também devem lançar suas Mainnets (redes primárias).

Eles são acompanhados por parcerias como Mathwallet, Multichain e Pyth Network, para oferecer suporte adicional à infraestrutura BAS.

O BAS permitirá que os desenvolvedores criem dApps escaláveis ​​usando sidechains BNB Chain. “Todos os usuários finais do BAS podem esperar taxas mais baixas (ou quase zero) e alta velocidade com capacidade extra.”

A infraestrutura BAS também permite uma personalização aprimorada, como definir seu próprio número de validadores e usar seu próprio token.

A primeira fase do BNB Chain Application Sidechains já está disponível usando o mecanismo de consenso PoSA (Proof of Staked Authority).

A segunda fase do BAS é a implementação da solução de segunda camada Zero-Knowledge Rollups (zkBAS).

Para os desenvolvedores, o zkBAS representa uma conquista tecnológica significativa, pois abre caminho para a marca de 10k TPS por sidechain zkBAS.

DApps “mais leves” 

Por último, no quarto trimestre e em 2023, a comunidade BNB Chain trabalhará para resolver outro problema considerado difícil no blockchain, o excesso de armazenamento de dados.

Conforme anunciado, o BNB focará em pesquisa e desenvolvimento em seu Blockchain Storage System para resolver o problema de armazenamento de longo prazo.

“Isso criará Dapps mais leves, com armazenamento descentralizado mais barato para dados não contábeis, devido ao gerenciamento de espaço otimizado”, diz.

Uri Ferruccio, Diretor Executivo da Fundação BNB acrescenta:

“Embora reconheçamos que ainda há muito a fazer, isso é uma prova da competência dos construtores desse ecossistema, que não estão apenas construindo para dApps de alto volume (com nossa meta agora superada de 3 bilhões de transações on-chain) com transações rápidas e de baixo custo, mas também criando tecnologia inspiradora que pode resistir ao teste do tempo na plataforma mais confiável e robusta do blockchain.”

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.