Cadeia de biocombustíveis no Brasil tem adicional de R$ 700 milhões em 2020

27/04/2021 - 12:24

Cana-de-Açúcar

Adotada pelas usinas do RenovaBio, programa de biocombustíveis do governo federal, a RenovaCalc apresentou resultados expressivos, consolidando do mercado de carbono no Brasil em 2020.

O montante de negócios com o tipo de título somente no ano passado ultrapassou os 14 milhões de CBios comercializados, gerando uma receita adicional de quase R$ 700 milhões na cadeia de biocombustíveis no Brasil, segundo a Embrapa.

O RenovaBio é uma política federal que visa estimular a expansão da produção de biocombustíveis no País em formatos mais sustentáveis. Na prática, cria e ordena o acesso a uma condição singular de mercado aos biocombustíveis com menor intensidade de carbono.

A diferença dos índices de intensidade de carbono entre o biocombustível e o seu equivalente fóssil – etanol/gasolina ou biodiesel/diesel – é a rota de acesso aos CBios, passíveis de serem negociados na bolsa de valores.

A RenovaCalc surgiu de uma proposta metodológica de cálculo da intensidade de carbono de biocombustíveis para o então nascente Programa RenovaBio.

Na prática, funciona como uma calculadora para a comprovação do desempenho ambiental da produção pelas usinas de biocombustíveis, onde estas deverão detalhar aspectos agrícolas e industriais de seus processos produtivos que resultam na emissão de carbono.

Cana-de-Açúcar
“Quando consideramos o investimento direto, vemos que a RenovaCalc teve uma taxa interna de retorno de mais de 400% em 2020″, explica o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente (Foto: Maria Goreti Braga dos Santos)

Para Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, os resultados obtidos pela RenovaCalc estão em perfeita consonância com a responsabilidade social da Embrapa.

Ele lembra que é uma tecnologia que foi construída com baixo aporte de recursos financeiros diretos, mas utilizando muito conhecimento acumulado pelas equipes técnicas em anos de pesquisa.

“Quando consideramos o investimento direto, vemos que a RenovaCalc teve uma taxa interna de retorno de mais de 400% em 2020. além do retorno financeiro, é importante frisar o retorno ambiental, com quase 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa evitados”, explica.

O especialista reforça o o quanto vale a pena investir em ciência e tecnologia.

Com informações da Embrapa

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 27/04/2021 - 12:33

Pela Web