CBOE irá apresentar novos produtos para o mercado cripto?

16/12/2020 - 11:01
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Após diversas tentativas em listar um ETF de bitcoin e fornecer futuros de bitcoin, agora CBOE quer lançar índices de criptoativos (Imagem: Crypto Times)

A corretora de derivativos CBOE Global Markets está se preparando para lançar índices cripto após ter firmado uma parceria com a empresa de softwares de negociação CoinRoutes.

A parceria dá à CBOE direitos exclusivos sobre o produto RealPrice Best-Bid-Offer (BBO) da CoinRoutes, que fornece dados instantâneos do preço de criptoativos a partir de diversas plataformas de negociação.

CBOE planeja usar os dados para lançar índices ligados ao mercado de criptoativos no início de 2021, segundo Catherine Clay, vice-presidente e líder de soluções de informação da operadora.

A CBOE seria a mais nova empresa a anunciar seu interesse em lançar produtos de dados cripto. Recentemente, S&P Global anunciou um acordo com a fornecedora de serviços de dados cripto Lukka para fornecer seus próprios índices, cuja previsão de lançamento é para 2021.

Na verdade, a entrada de empresas tradicionais de serviços financeiros pode ajudar no amadurecimento de dados do mercado cripto, conhecido por sua fragmentação e seus deslocamentos.

Clay disse que os dados da CoinRoutes são únicos no mercado por serem usados na realização de negociações com o que pode ser chamado de “melhor preço possível’.

“É um conjunto de dados difícil de replicar”, disse ela. “É um ponto executivo de dados vs. um ponto teórico de dados — exatamente o tipo de dados transparentes e de ação que informam as decisões de negociação entre diferentes classes de ativos.”

Em relação ao roteiro de desenvolvimento (ou “roadmap”), Clay disse que, de início, os dados serão usados por clientes no desenvolvimento de portfólio e outros processos pré-negociação. No futuro, os índices da CBOE podem ser usados em diversos tipos de produtos estruturados ou de negociação.

“Tudo o que vejo é uma grande oportunidade de receita para nós, mas também é importante porque ajuda a atrair mais participantes ao ecossistema de ativos digitais”, disse ela. “Isso aumenta o nível de legitimidade e conforto nesse setor.”

Essa não é a primeira tentativa da CBOE em entrar para a indústria cripto. A operadora parou de listar futuros de bitcoin em março de 2019 após não conseguir competir com seu adversário, CME Group.

Tentativas de lançar diversos produtos negociados em bolsa relacionados a bitcoin foram impedidas pela Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC).

A parceria da CBOE com a CoinRoutes poderia abrir as portas para tal produto no futuro, segundo Dave Weisberger, CEO da CoinRoutes.

Ele afirmou que os dados iriam abordar inúmeras preocupações já compartilhadas pela agência, incluindo um nível de transparência que seria “análogo e um divisor de águas para reguladores”.

“Em primeiro lugar, RealPrice é bem menos suscetível à manipulação do que índices de bitcoin. Isso porque a ponderação não é arbitrária, e sim baseada no livro de ofertas executável”, disse Weisberger.

Outras propostas de fundos negociados em bolsa (ETFs) eram baseadas em índices que não eram utilizados para propósitos de execução.

“Em segundo lugar, com o acesso a todos os nossos dados de mercados, CBOE poderá sinalizar divergências estranhas de preço entre esses mercados”, continuou ele, referindo-se às preocupações da SEC sobre a manipulação de mercado que poderia impactar a negociação em um produto disponível para clientes de varejo.

Ainda assim, não irá solucionar outras questões que reguladores compartilharam sobre um ETF de bitcoin, incluindo preocupações com a custódia e violações a corretoras.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 16/12/2020 - 11:01

Pela Web