Celsius entra na lista de credoras cripto que estão sendo alvo de reguladores nos EUA

17/09/2021 - 16:10
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Celsius é uma credora americana que fornece rendimentos expressivos se usuários fizerem empréstimos com USDC ou USDT (Imagem: Facebook/Celsius Network)

Nesta sexta-feira (17), a reguladora de valores mobiliários do estado americano de Nova Jersey (NJOAG, na sigla em inglês) ordenou que a plataforma de empréstimos com criptoativos Celsius suspendesse as ofertas de suas contas de rendimento na região.

Hoje, o Comitê de Valores Mobiliários do Estado do Texas também enviou um comunicado — fazendo menção a uma audiência que aconteceu em fevereiro —, considerando fazer o mesmo, a fim de impedir a Celsius de oferecer produtos no estado.

As iniciativas desta sexta-feira vêm após ações regulatórias de suspender plataformas de empréstimo cripto pelos EUA.

Cinco reguladores estatais emitiram ordens parecidas à BlockFi, a adversária da Celsius. Na verdade, o primeiro estado a alertar ambas as credoras foi Nova Jersey, onde a BlockFi está sediada.

O princípio fundamental é que contas de rendimentos com cripto, embora pareçam com contas bancárias, não são asseguradas pela Corporação Federal de Seguros de Depósito dos EUA (FDIC), ou seja, deixa clientes mais vulneráveis à responsabilidade das plataformas em emprestar seus fundos.

Enquanto isso, defensores de contas de juros cripto evidenciam os míseros rendimentos das contas-poupança americanas em comparação às plataformas cripto, que oferecem juros na casa das dezenas.

Embora a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) não tenha tomado providências, a nível federal, contra a BlockFi, Celsius ou outras credoras cripto, ameaçou processar a Coinbase (COIN), caso esta lance seu produto de empréstimos “Lend”, de acordo com o CEO Brian Armstrong.

Em entrevista recente ao The Block, Gary Gensler, presidente da SEC, afirmou:

A plataforma pode dizer, como sempre, que “te daremos um rendimento de 4 a 7% se você fizer o staking de suas moedas conosco ou transferir a governança para que nós, a plataforma, coloquemos seus tokens em staking.

Apontam todos os indícios do que o Congresso está tentando proteger sob as leis de valores mobiliários.

EUA: produtos de empréstimo cripto
terão o mesmo destino regulatório que ICOs?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 17/09/2021 - 16:10

Cotações Crypto
Pela Web