Circle, emissora da stablecoin USDC, continua sendo investigada pela SEC

The Block
The Block
05/10/2021 - 10:35
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Circle
Sob investigação direta e possivelmente com receio do que a SEC pode fazer, Circle afirmou que está “cooperando totalmente com a investigação (Imagem: Circle/Blog)

A Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos continua a investigar a Circle, empresa emissora da stablecoin U.S. Dollar Coin (USDC), segundo um documento regulatório emitido ontem (4).

Conforme observado por Danny Nelson, repórter da CoinDesk, a Circle recebeu, primeiramente, o que é chamado de “intimação investigativa”, da Divisão de Fiscalização da SEC, em julho deste ano.

A intimação foi divulgada em um documento do tipo S-4 datado de 6 de agosto e submetida à reguladora pela Circle, como parte de sua tentativa de abrir seu capital por meio de uma Companhia com Propósito Especial de Aquisição (SPAC).

Na época em que a proposta da Circle foi divulgada, a cobertura midiática recaiu sobre a tentativa da empresa de se tornar uma espécie de banco.

“Em julho de 2021, recebemos uma intimação investigativa da Divisão de Fiscalização da SEC que exigia documentos e informações a respeito de nossas reservas, programas de clientes e operações. Estamos cooperando totalmente com a investigação”, disse a Circle em seu documento emitido na época.

O mesmo texto foi incluído no novo documento que foi divulgado ontem.

O texto em si indica um maior escopo investigativo, algo que não surpreende, devido ao objetivo declarado da SEC de aumentar a supervisão sobre a indústria cripto. No mês passado, o presidente da Comissão, Gary Gensler, disse que queria trazer o mercado cripto “à estrutura de políticas públicas”. 

No mesmo mês em que a intimação foi supostamente recebida pela Circle, a empresa divulgou que 61% de suas reservas para a stablecoin USDC estavam na forma de dinheiro físico ou de investimentos de liquidez imediata, com certificados de depósito (CD) Yankee e com tesouro dos Estados Unidos representando 13% e 12%, respectivamente.

Cerca de um mês depois, a Circle disse que sua estratégia de reserva mudaria, para incluir somente dinheiro físico e títulos americanos.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 05/10/2021 - 10:35

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web