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De olho em corte da Selic, gigante da Bolsa lança empresa para fisgar classe média; veja qual

01 set 2023, 13:30 - atualizado em 01 set 2023, 15:14
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Empresa líder de mercado no Nordeste lança marca para a classe média e estima valor geral de vendas potencial de R$ 1 bi por ano (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Líder de mercado no Nordeste, a construtora e incorporadora Moura Dubeux (MDNE3) observou que a classe média da região estava carente de empresas do segmento que pudessem atender ao bolso delas.

Com o corte da taxa básica de juros (Selic) no horizonte e o governo federal dedicado ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – que atende famílias de baixa renda -, a incorporadora de médio/alto padrão encontrou uma lacuna em uma faixa de renda.

No fim do segundo trimestre, a Moura Dubeux lançou a marca Mood, que atenderá famílias com renda mensal entre R$ 12 mil e R$ 15 mil.

“Existe uma avenida que tem uma forte demanda de tráfego. Só que não tem carro andando nela, ou pouquíssimos carros. A família quer e pode ter um imóvel de R$ 7 mil o metro quadrado. Mas não tem o produto na prateleira. Isso porque o custo não permite mais que o incorporador reduza margens”, diz o CEO da Moura Dubeux, Diego Villar.

Ao Money Times, o executivo explica que os empreendimentos da nova marca terão a mesma qualidade e equipe da companhia. Porém, o padrão de imóveis será diferente.

“O imóvel tem qualidade, tem sofisticação. Mas vamos entregar o que o cliente topa pagar para ter e não tem encontrado no mercado”, reforça Villar.

Mood custará acima da faixa do Minha Casa, Minha Vida

Os apartamentos da Mood terão entre 50 e 72 metros quadrados, de dois ou três dormitórios. O preço médio por unidade custa de R$ 350 mil a R$ 500 mil.

O primeiro empreendimento da nova empresa foi lançado em julho, em Natal (RN), onde a Moura Dubeux tem dois terrenos para abrigar o canteira de obras da nova marca. Desta forma, o lançamento do imóvel constará nos resultados financeiros da MDNE3 no terceiro trimestre deste ano.

Além disso, a empresa tem dois terrenos em Pernambuco e um em Alagoas. A princípio, os projetos da Mood devem entregar mais de 1,4 mil unidades às famílias de média renda.

Segundo a Moura Dubeux, a nova marca poderá alcançar 100 mil famílias no Nordeste, resultando em um valor geral de vendas (VGV) potencial de R$ 40 bilhões.

A empresa prevê ainda que a Mood tenha participação de 10% nos lançamentos totais da Moura Dubeux em 2023. “Com esse potencial, a gente facilmente conseguiria comercializar R$ 1 bilhão por ano”, calcula o CEO da companhia. Sendo assim, ela atingiria margem líquida de 17% e bruta de 33%.

Lavvi aposta em empresa para baixa renda

Na contramão da Moura Dubeux, a construtora e incorporadora Lavvi (LAVV3), do segmento de médio/alto padrão, anunciou também no fim de junho sua nova empresa. Porém, destinada apenas famílias de baixa renda.

Desta forma, a companhia lançou a Novvo, que atenderá especificamente o Minha Casa, Minha Vida. No entanto, o primeiro empreendimento será lançado nos próximos meses.

O terreno adquirido fica na cidade de São Paulo, na região da Barra Funda. Segundo a Lavvi, o projeto deverá ter valor geral de vendas (VGV) potencial de R$ 276 milhões, incluindo todas as fases das obras.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
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