Pesquisa Eleitoral

Eleições: Empate, vantagem de Bolsonaro ou vitória de Lula? Veja o que dizem as pesquisas divulgadas

22 out 2022, 10:57 - atualizado em 24 out 2022, 9:13
Lula e Bolsonaro
(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A semana, penúltima antes da disputa do segundo turno das eleições para presidente da república, foi cheia de pesquisas de intenção de votos. Assim como a variedade de institutos, os resultados divulgados também foram diversos, apesar de todas mostrarem margens pequenas de diferença.

Em algumas, o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) manteve a liderança conquistada na votação do primeiro turno e aparece na frente. Em outras, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece liderando as intenções de voto. A grande maioria aponta um empate técnico entre os dois candidatos, com variação podendo ser positiva para qualquer um.

Quaest

O ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto para o segundo turno das eleições, aponta a última pesquisa da Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (19).

O primeiro colocado oscilou 2 pontos percentuais para baixo, em relação à última pesquisa, dentro da margem de erro.

Em segundo colocado está o presidente Bolsonaro (PL), com 42% das intenções de voto. Ele variou 1 ponto percentual para cima ante a última pesquisa das eleições, também dentro da margem de erro.

PoderData

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira indicou estabilidade no segundo turno da eleição presidencial, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantendo-se com 48% das intenções de voto, contra 44% do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que também registrou o mesmo patamar da semana anterior.

Brancos e nulos somam 5%, ante 6% na pesquisa anterior de uma semana atrás, ao passo que os indecisos somam 3%, ante 2% no levantamento anterior.

Pelo critério dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos e é usado pelo Tribunal Superior Eleitoral na totalização dos votos no dia da eleição, marcado para 30 de outubro, Lula segue com 52% e Bolsonaro mantém 48%.

Datafolha

Restando pouco mais de uma semana para o segundo turno das eleições, Jair Bolsonaro (PL) diminuiu a diferença para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (19).

Segundo o levantamento, o ex-presidente permanece na frente e marca 49% das intenções de voto contra 45% dos atual presidente.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as intenções de voto em Lula podem estar entre 51% e 47%; e as de Bolsonaro, entre 47% e 43%. Assim, eles estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

Eleição definida? 95% dos eleitores dizem ter certeza de voto; veja o que pode mudar

Paraná Pesquisas

Segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Paraná Pesquisas, os dois candidatos à presidência da República estão tecnicamente empatados nas intenções de voto neste segundo turno devido à margem de erro.

Os números revelados mostram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46,9% das intenções de voto contra 44,5% de Jair Bolsonaro (PL).

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, deixando Lula entre 49,1% e 44,7% e Bolsonaro entre 46,7% e 42,3% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos, segundo o levantamento, somam 5%. Já os indecisos ou que não responderam são 3,6%.

Modalmais

pesquisa Futura Inteligência, contratada pelo banco Modalmais, divulgada nesta sexta-feira (21), mostra um  empate técnico entre os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Atual presidente e candidato à reeleição, Bolsonaro aparece à frente no levantamento.

Os dados divulgados mostram Bolsonaro com 46,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada e Lula com 45,9% nos mesmos critérios. Nos votos válidos, o atual presidente, segundo o levantamento, tem 50,5% dos votos contra 49,5% do ex-presidente.

Veritá

O Instituto Veritá divulgou nesta segunda-feira (17) sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno das eleições para presidente da República. Segundo o levantamento, Jair Bolsonaro (PL) tem 48% das intenções de voto contra 46% de Luiz Inácio Lula da Silva.

Na pesquisa nacional estimulada, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro aparece com 48,7% dos votos e, segundo os cálculos do instituto, 51,2% dos votos válidos. Já o ex-presidente Lula tem 46,4% das intenções e de voto e 48,8% dos votos válidos.

Ipec

Divulgada nesta segunda-feira (17), a pesquisa Ipec de intenção de voto para presidente da República no segundo turno das eleições mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento encomendado pela Globo, Lula tem 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Os cálculos do Ipec mostram que o ex-presidente teria 54% dos votos válidos contra 46% do candidato à reeleição.

No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45%.

Ipespe

Divulgada nesta terça-feira (18), a pesquisa de intenção de voto para presidente da república no segundo turno das eleições realizada pelo Ipespe contratada pela Abrapel aponta uma variação negativa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um aumento das intenções de votos nulos ou brancos. Jair Bolsonaro (PL) manteve a pontuação da pesquisa divulgada há uma semana.

Neste levantamento, Lula aparece com 49% das intenções de voto no segundo turno contra 43% de Bolsonaro. Na semana passada, o ex-presidente tinha 50% dos votos contra os mesmos 43% do candidato à reeleição.

Aqueles que declararam que não vão votar, votar nulo ou branco cresceram de 4% da última semana para 6% nesta, segundo o levantamento do Ipespe.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.