Agenda do Dia

Eleições municipais do RS podem ser adiadas; confira a agenda desta sexta (17)

17 maio 2024, 8:49 - atualizado em 17 maio 2024, 10:08
Eleições 2022 2024 rio grande do sul agenda
Agenda: Rio Grande do Sul já perdeu 500 urnas nas enchentes e prejuízo pode ser maior; autoridades avaliam possível adiamento das eleições. (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) registrou, pelo menos, 500 urnas eletrônicas perdidas devido às enchentes que atingiram mais de 300 municípios.

No entanto, a perda pode ser ainda maior, já que o depósito de Porto Alegre, onde estão 15 mil urnas, ainda está inacessível. Segundo os dados do TRE-RS, os Rio Grande do Sul conta com 29 mil urnas.

O tribunal e partidos também avaliam se será necessário adiar as eleições municipais no Estado. O primeiro turno do pleito está marcado para acontecer em todo o Brasil no dia 6 de outubro.

Além da perda de urnas, as autoridades aguardam que o nível da água abaixe para calcular melhor a dimensão dos estragos, já que zonas eleitoras podem também ter sido destruídas. O próprio prédio do TRE-RS está alagado.

Os eleitores do RS tem até o dia 23 de maio para pedir emissão, regularização, transferência e alteração de dados cadastrais. O prazo original era dia 8 de maio, mas foi alterado.

*Com informações da Gaúcha Zero Hora

Confira a agenda do presidente Lula desta sexta-feira (17)

Horário Programação Local
09h30 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo Palácio do Planalto
11h Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima Palácio do Planalto
15h Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin Palácio do Planalto
16h Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim Palácio do Planalto

Economia

Com o fim da temporada de balanços do primeiro trimestre, os investidores ficam de olho na taxa de desemprego, que será divulgada nesta sexta-feira, e nas falas do Roberto Campos Netos, que participa da Conferência Anual do Banco Central. O evento será sobre os 30 anos do Plano Real e contará com Pérsio Arida, Gustavo Franco, Pedro Malan e Gustavo Loyola.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (17)

Horário País Indicador
01h30 Japão Produção Industrial (Abril)
05h30 Hong Kong PIB (1T24)
06h00 Zona do Euro CPI (Abril)
09h00 Brasil Taxa de desemprego
11h00 EUA Índice de Indicadores Antecedentes dos EUA (Abril)

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.