Entenda como a Audius preenche a lacuna entre artistas e fãs com auxílio da tecnologia cripto

21/09/2021 - 16:45
A Audius quer facilitar a forma como artistas interagem com fãs e dar a eles a possibilidade de decidir, por si sós, como essa interação será feita (Imagem: YouTube/Messari)

Em entrevista que faz parte da conferência cripto Mainnet 2021, da Messari, Dan Roberts, editor do Decrypt, bate um papo com Roneil Rumberg, cofundador e CEO da Audius sobre como o projeto deseja revolucionar a indústria musical.

Rumberg explica que a estrutura de distribuição da indústria musical separou artistas de fãs, então a Audius quer preencher essa lacuna de forma tecnológica e dar total autonomia para ambas as partes para decidir como se dará essa relação.

Muitos usuários da plataforma descentralizada de streaming de músicas Audius não precisam saber como se dão os “elementos cripto” e técnicos da tecnologia — blockchain, carteiras, tokens etc. —, pois a plataforma facilitou a experiência de uso da plataforma:

Toda a operação do produto e da rede é feita pela comunidade. Se a nossa empresa deixasse de existir amanhã (a empresa lançada por mim e pelos cofundadores), tudo continuaria funcionando.

Desde a forma que as alterações são feitas ao código de programação da Audius, até a forma em que o conteúdo é hospedado e a maneira em que os metadados são pesquisados e propagado, a comunidade da Audius encontrou uma forma de descentralizar tudo isso.

Projeto de streaming em blockchain Audius
recebe investimentos de grandes artistas

Roberts pergunta sobre a parceria com o blockchain Solana (SOL), a fim de lançar tokens não fungíveis (NFTs) de artistas, e Rumberg afirma que a ideia é que as funcionalidades estejam disponíveis para esses criadores, já que o foco é na facilidade.

Os maiores artistas na Audius não são necessariamente os maiores artistas em outros lugares, e sim os que mais se empenharam e usaram sua energia ao desenvolver um trabalho aqui e interagindo com ele.

Rumberg também debate sobre a parceria da Audius com o TikTok, possibilitando que usuários da rede social de vídeos utilizem músicas de artistas da Audius.

Ele afirma que todas as redes sociais, independente de serem centralizadas ou descentralizadas, estão tentando atender uma demanda de mercado, e não necessariamente competir entre si — mencionando a preferência do público por YouTube ou TikTok.

Neste momento, AUDIO, o token nativo do projeto AUDIUS, está precificado a US$ 2,13.

Confira, abaixo, o bate-papo completo:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 21/09/2021 - 16:45

Cotações Crypto
Pela Web