EUA: diretor da Controladoria da Moeda chama cripto e DeFi de “enganação”

22/09/2021 - 12:33
OCC
De acordo com Michael Hsu, o atual clima em torno das promessas do setor cripto é semelhante ao clima anterior à crise financeira de 2008 (Imagem: Twitter/OCC)

Conforme noticiado pelo Decrypt, Michael Hsu, diretor do Escritório da Controladoria da Moeda dos Estados Unidos (OCC, na sigla em inglês), aproveitou o momento de queda do mercado cripto para alertar investidores que as criptomoedas podem ser “o ouro dos bobos”.

Em um discurso à The Blockchain Association, o diretor do OCC comentou que o setor cripto em crescimento é semelhante, em sua opinião, ao momento financeiro anterior à crise de 2008.

“Parece que estamos na beira [de uma próxima crise], com criptomoedas e finanças descentralizadas (DeFi)”, disse Hsu.

Em 2008, Hsu teve contato direto com a crise econômica, pois trabalhava como economista na Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) do país.

De acordo com o Decrypt, o diretor do OCC, em seu discurso, comparou o clima de otimismo e inovação ligado a derivativos de crédito, em 2008, com o clima que paira em torno do setor cripto nos dias atuais.

Além disso, Hsu também comentou sobre o setor DeFi, afirmando que este promove retornos promissores, mas não estabelece com clareza como esses retornos são gerados.

Segundo Hsu, muitas plataformas DeFi oferecem uma gama de serviços, como staking e mineração de liquidez, os quais são promovidos como iniciativas passivas de investimento, sem a necessidade de compra e venda ativa.

“Como esses retornos são gerados? É difícil obter respostas diretas que não caiam na linguagem cripto”, acrescentou o diretor do OCC. 

Cripto sob análise

Segundo o Decrypt, o discurso de Hsu proferido ontem (21) é o segundo, somente neste mês, em que o diretor comparou a indústria cripto com o mundo financeiro tradicional pré-crise.

Porém, o setor cripto, de modo geral, tem sido alvo de outras agências nos Estados Unidos, sendo a SEC a principal delas.

Em agosto, o presidente da Comissão, Gary Gensler, afirmou ser a favor da regulamentação do setor DeFi, além de ter discursado ao Parlamento Europeu, dizendo que cripto é “altamente especulativo”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Martini - 22/09/2021 - 13:26

Cotações Crypto
Pela Web