EUA: Yellen finalmente reconhece benefícios em cripto e espera ‘inovação saudável’ no setor

Vitória Martini
25/03/2022 - 16:43
Janet Yellen é a secretária do Tesouro dos Estados Unidos (Imagem: Flickr/Federal Reserve)

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reconheceu os benefícios das criptomoedas, afirmando que o Tesouro quer oferecer orientações em uma futura regulação que proporcionem uma “inovação saudável” no setor.

Em entrevista à CNBC, Yellen disse que “cripto obviamente cresceu de maneira rápida, e agora está desempenhando um papel significativo não tanto em transações, mas em decisões de investimento de muitos americanos”.

“Reconhecemos que a inovação no sistema de pagamentos pode ser algo saudável”, acrescentou Yellen.

Segundo o Business Insider, a secretária do Tesouro disse que tem preocupações quanto às criptomoedas, no que diz respeito a estabilidade financeira, proteção ao consumidor e investidor, e ao uso delas em transações ilícitas.

Yellen também afirmou que espera que o Tesouro elabore recomendações para o uso de cripto, o que pode ajudar no desenvolvimento de um ambiente regulatório que favoreça a inovação.

EUA, Yellen e regulamentação cripto

No início deste mês, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou uma ordem executiva sobre criptomoedas que tinha como objetivo a proteção ao consumidor e a mitigação de crimes ligados a ativos digitais.

Joe Biden e ordem executiva sobre cripto:
Marco histórico ou ‘mais do mesmo’?

Na época, Yellen disse que o Tesouro estava trabalhando para se fortalecer contra possíveis crimes cibernéticos. “Cibercrime é um risco real e reconhecemos nossas vulnerabilidades, e estamos fazendo tudo que podemos para nos preparamos para lidar com isso”, disse a secretária do Tesouro.

Janet Yellen ficou conhecida na comunidade cripto por se posicionar fortemente contra o bitcoin (BTC) e as criptomoedas, de modo geral. O reconhecimento dos benefícios presentes no setor pela secretária marcam um passo positivo para o mercado e a comunidade envolvidos com os ativos digitais.

Última atualização por Alexa Meirelles - 25/03/2022 - 16:43

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto