AgroTimes

Exportação de farelo de soja da Índia dispara em janeiro

10 fev 2021, 15:56 - atualizado em 10 fev 2021, 15:56
Soja
As exportações de farelo de soja da Índia mais do que triplicaram nos quatro primeiros meses da temporada 2020/21 (Imagem: REUTERS/Jonathan Barrett)

As exportações de farelo de soja da Índia saltaram 484% em janeiro ante mesmo mês do ano anterior, para 336.390 toneladas, com o rali nos preços globais para máximas de seis anos e meio tornando os embarques do país lucrativos para compradores europeus e asiáticos, disse uma entidade comercial local.

O aumento nas exportações indianas pode levar à redução dos embarques de farelo de soja da América do Sul para a Ásia e dar suporte aos preços locais da soja, apesar do surto de grupe aviária que afeta a demanda na indústria de rações.

França, Alemanha, Indonésia e Bangladesh estão entre os principais compradores, guiando a forte demanda por farelo de soja da Índia em janeiro, segundo comunicado publicado nesta quarta-feira pela Associação de Processadores de Soja da Índia (SOPA, na sigla em inglês).

As exportações de farelo de soja da Índia mais do que triplicaram nos quatro primeiros meses da temporada 2020/21, para 950.134 toneladas, disse o relatório.

O ano comercial teve início em 1º de outubro.

Os contratos futuros do farelo de soja negociados nos Estados Unidos atingiram uma máxima de seis anos e meio em janeiro, devido às ofertas apertadas e à demanda robusta da China.

As exportações de farelo de soja da Índia podem saltar para mais de 2 milhões de toneladas em 2020/21, ante 825 mil toneladas embarcadas no ano anterior, segundo membros da indústria.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.