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Ford vende fábrica de Camaçari para Governo da Bahia; BYD já está em negociação

15 ago 2023, 10:30 - atualizado em 15 ago 2023, 10:30
Ford
BYD, montadora chinesa, deve entrar no Brasil ainda esse ano. (Imagem: REUTERS/Michaela Rehle)

A Ford anunciou que a fábrica no Polo Automotivo de Camaçari, na Bahia, que estava fechada desde 2021, agora terá um novo proprietário, o próprio Governo da Bahia. A celebração do acordo de reversão foi assinado na última sexta-feira (11). 

Com a venda do terreno, o governo baiano poderá avançar nas negociações com a BYD, empresa automotiva focada na produção de veículos elétricos, que já estava em tratativas com a Ford. O acordo tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade, uma vez que a Ford exercia sua função por meio de um contrato de concessão com o Governo. 

A BYD aguarda agora decisões sobre incentivos fiscais que serão herdados da Ford no regime especial para montadoras do Nordeste, cujo vencimento está previsto para 2025.

Na votação do segundo turno da reforma tributária, na Câmara, a prorrogação do incentivo até 2032 foi derrubada por um voto. No Senado, onde os estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste têm maior peso, a extensão do benefício poderá ser reinstituída no texto.

Qual o impacto da chegada da montadora no Brasil?

A chegada da montadora chinesa pretende criar 5 mil empregos e investir R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas no estado.

As instalações da BYD já começaram, segundo o governo, em junho de 2023 e as primeiras operações já poderão começar em outubro do mesmo ano com processamento de fosfato e lítio para produção de baterias. 

Já para 2024, a segunda unidade de produção será voltada para a fabricação de chassis de ônibus e caminhões. Os veículos de transporte vão abastecer as regiões Nordeste e Norte do Brasil. 

A terceira linha será para a produção de carros de passeio elétricos e híbridos plug-in e terá início em janeiro de 2025. 

O governo quer incentivar a produção de carros elétricos no Brasil para que aos poucos a população adote versões mais sustentáveis. Assim, esses modelos poderão ficar mais acessíveis aos brasileiros. 

O que aconteceu com a Ford? 

A Ford se instalou em Camaçari em 2001 e permaneceu com sua fábrica até 2020, quando fechou suas montadoras e saiu do Brasil, mesmo sendo a quinta companhia que mais mais vendeu carros no país. A empresa chegava a produzir, somente na fábrica baiana, 250 mil unidades no ano e em 2015 alcançou a marca de 1 milhão de carros fabricados. 

O impacto da saída da montadora impactou cerca de 12 mil pessoas que perderam seus empregos no estado. Em um comunicado, na época, a Ford apontou forte crise econômica em 2013, que acumulou perdas significativas, o que tornava suas fábricas em solo brasileiro insustentáveis. 

Atualmente, os carros vendidos da empresa são importados de países como  Argentina e Uruguai, com suas assistências ainda instaladas no Brasil. 

*Com informações da Agência Brasil

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.