Fundador do Twitter quer que o bitcoin se torne “a moeda nativa da internet”

07/06/2021 - 15:39
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O fundador do Twitter e da Square apresentou alguns argumentos a favor da descentralização das redes sociais e da necessidade de ampla adesão do bitcoin (Imagem: YouTube/Bitcoin Magazine)

Jack Dorsey, CEO do Twitter (TWTR34), reiterou seu comprometimento em tornar o bitcoin (BTC) na “moeda nativa da internet”.

Em participação à conferência Bitcoin 2021 na última sexta-feira (4), Dorsey considerou a rede Bitcoin como um meio de sistemas econômicos mais justos para todas as pessoas durante seu painel de discussão paralelo “Banking the Unbanked” (algo como “bancarizando os desbancarizados”).

Alex Gladstein, diretor de estratégia da Human Rights Foundation (HRF), liderou o bate-papo.

Dorsey disse estar considerando acrescentar bitcoin ao balanço da gigante rede social Twitter e sua empresa de pagamentos Square (SQ) já possui alocação em bitcoin.

Embora outras empresas, como a MicroStrategy (MSTR) de Michael Saylor, tenham considerado o bitcoin como uma proteção contra a inflação e uma reserva de valor para empresas, Dorsey disse que a Square integrou pagamentos com criptomoedas e as possui como parte de uma missão maior de tornar o bitcoin em um meio de pagamento amplamente utilizado para todos.

“O único motivo pelo qual a Square alocou em bitcoin foi para esse fim”, disse ele.

Dorsey não considera moedas digitais de banco central (CBDC) como uma solução viável, devido à sua centralização e falta de privacidade. O bitcoin substitui qualquer necessidade de uma CBDC, segundo Dorsey.

“Quanto mais nós e nossos governos percebermos isso e entrarmos antes no barco, todos nós estaremos em uma situação melhor”, explicou ele.

Porém, reguladores não estão tão preocupados com a narrativa de “mau agente” do bitcoin, de acordo com Dorsey.

Apesar de muitos afirmarem que a natureza com foco em privacidade do bitcoin torná-lo em um terreno fértil para crimes — segundo os repetidos comentários do deputado Brad Sherman e outros legisladores —, Dorsey afirmou que a Square não recebeu essa opinião de seus reguladores.

“Square foi uma das primeiras empresas de capital aberto a conversar com a SEC [Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA] sobre o bitcoin — isso nunca foi mencionado”, afirmou ele.

Em certo momento, a ativista da extrema direita e antiga candidata ao Congresso Americano Laura Loomer interrompeu Dorsey ao gritar da plateia. Loomer chamou Dorsey de “rei da censura”, acusando-o de inconsistência em sua posição sobre a descentralização nas finanças, mas não no discurso.

O Twitter agiu para suspender a conta daqueles que compartilhavam desinformações ou violavam outros termos de serviço de sua plataforma, incluindo Loomer.

“Como você pode dizer que essa é uma moeda para todos do mundo quando você é o rei da censura?”, perguntou Loomer.

Loomer foi banida do Twitter por seus comentários, bem como do Clubhouse, Facebook e outras grandes plataformas.

Dorsey buscou abordar os comentários de Loomer ao se comprometer em integrar a descentralização em suas iniciativas de redes sociais e destacou BlueSky, o futuro projeto descentralizado do Twitter.

BlueSky é uma equipe de cinco arquitetos de código aberto que estão desenvolvendo um padrão descentralizado para as redes sociais, segundo Dorsey. Apesar de, em 2019, Dorsey ter dito que o sistema não estaria pronto por “muitos anos”, ele reforçou seu comprometimento em ir até o fim.

“Eu sei que você não acredita em mim. Eu sei que você está me chamando de ‘mentiroso’”, disse Dorsey. “Vou provar isso a você e depois podemos ter outra conversa.”

Parte de concretizar um mundo descentralizado é desenvolver infraestrutura não custodial, de acordo com Dorsey.

É por isso que ele anunciou o interesse da Square em desenvolver uma carteira de hardware não custodial minutos antes de subir ao palco. O propósito, segundo ele, era solicitar feedback da indústria sobre o design.

“Não queremos competir com as carteiras de hardware por aí. Só queremos levá-la ao próximo nível e atender a mais de centenas de milhões de pessoas com soluções não custodiais”, explicou ele.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/06/2021 - 15:39

Cotações Crypto
Pela Web