Internacional

Governo britânico definirá plano de inverno para Covid-19

12 set 2021, 12:59 - atualizado em 12 set 2021, 12:59
Boris Johnson
Johnson, sob fogo de alguns em seu Partido Conservador por aumentar os impostos para consertar uma crise de saúde e assistência social, parece determinado a tentar acalmar esses críticos (Imagem: Daniel Leal-Olivas/Pool via REUTERS)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, definirá na terça-feira seus planos para controlar a pandemia de Covid-19 nos meses de inverno, anunciando a decisão de descartar a introdução de passaportes de vacinas e medidas para encerrar alguns poderes de emergência.

Johnson, sob fogo de alguns em seu Partido Conservador por aumentar os impostos para consertar uma crise de saúde e assistência social, parece determinado a tentar acalmar esses críticos, abandonando os planos de introdução de passaportes, apesar de um número crescente de casos de coronavírus.

Em declarações a emissoras, o ministro da Saúde, Sajid Javid, disse não antecipar mais lockdowns e que os passaportes para vacinas não seriam introduzidos na Inglaterra, já que o governo depende de vacinas e testes para defender o público.

“Agora que estamos entrando no outono e no inverno … o primeiro-ministro esta semana apresentará nossos planos para administrar a Covid nos próximos meses e, com isso, deixaremos claro que nosso programa de vacinas está funcionando”, disse à Sky News.

Javid disse à BBC que não estava “antecipando mais lockdowns”, mas não tiraria a medida da mesa, que o governo não iria avançar com passaportes de vacinas para permitir que as pessoas participassem de eventos em massa e que queria “se livrar” de testes PCR para viajantes o mais rápido possível.

Ele acrescentou que o governo permanecerá “cauteloso”, mas “o programa de vacinas, nosso programa de testes, nosso programa de vigilância, os novos tratamentos … tudo isso é nossa parede de defesa e, embora haja muitos vírus por aí, está funcionando”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.