BusinessTimes

GPA vê 2º tri como “atípico”, espera recuperação gradual no 3º tri

29 jul 2021, 13:32 - atualizado em 29 jul 2021, 13:32
Pão de Açúcar
No formato hipermercado, o GPA também manterá a estratégia que tem implementado nos últimos meses, de redução dos preços dos produtos (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O GPA (PCAR3) manterá a estratégia para as bandeiras Pão de Açúcar e Extra, após queda nas vendas no Brasil no segundo trimestre, avaliando que o período foi “atípico” e diante da expectativa de que terá recuperação gradual no segundo semestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação da empresa liderava perdas do Ibovespa (IBOV) nesta quinta-feira, recuando 4,9% às 12h49, enquanto o índice cedia 0,6%.

Na véspera, o GPA divulgou que seu lucro quase zerou no segundo trimestre, além de queda de 12,6% nas vendas mesmas lojas, sem considerar drogarias e postos de combustíveis, sobre o mesmo período de 2020.

Excluindo os efeitos de medidas de isolamento social, o número seria de alta de 0,2%.

“O sofrimento de vendas do Pão de Açúcar no segundo trimestre foi pontual”, disse o presidente-executivo do GPA, Jorge Faiçal em teleconferência com analistas. “O principal motivo da queda do neste trimestre foi evasão de consumidores que estão buscando locais mais baratos”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, a expectiva é de recuperação gradual no terceiro trimestre, que deve continuar no fim do ano. “Vemos melhoria macroeconômica gradual no país nos próximos trimestres e o Pão de Açúcar, com a recuperação da renda e redução do desemprego, vai voltar a crescer”, disse Faiçal.

“Teve migração (de consumidores) para Cash&Carry (atacarejo), o Pão de Açúcar compensou uma parte com crescimento em digital. Isso nos preocupa, mas é temporário”, disse Faiçal.

O grupo de atacarejo Assaí (ASAI3) divulgou na terça-feira alta de 62% no lucro líquido do segundo trimestre e crescimento de vendas mesmas lojas de 9,2%. Ambas as empresas são controladas pelo francês Casino.

No formato hipermercado, o GPA também manterá a estratégia que tem implementado nos últimos meses, de redução dos preços dos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faiçal, porém, afirmou que o objetivo não é transformar a bandeira em atacarejo, formato que vinha impulsionando o grupo até a cisão do Assaí mais cedo neste ano.

Faiçal afirmou que “hipermercado caro é hipermercado morto” e que 58 lojas da bandeira Extra já tiverao reposicionamento de preços. Segundo o executivo, as lojas já remodeladas estão ganhando participação de mercado em alimentos, embora as categorias de não alimentos ainda estejam sofrendo recuo.

Em outras iniciativas, a parceria do GPA com o Mercado Livre “vai indo muito bem”, disse Faiçal, acrescentando que o GPA pretende ampliar o número de centros de distribuição e de categorias de produtos vendidos no marketplace do parceiro. Atualmente, a parceria envolve apenas um centro de distribuição em São Paulo e cerca de mil produtos.

A oferta de ações da empresa de comércio eletrônico Cnova, na qual o GPA tem prioridade de 90% do valor da tranche secundária, segue nos planos e pode ocorrer até o final do ano “dependendo das condições do mercado, disse o vice-presidente financeiro do GPA, Guillaume Gras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A oferta da Cnova envolve cerca de 300 milhões de euros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar