BusinessTimes

Ibovespa avança com recuperação das bolsas globais e alta das commodities

23 maio 2022, 10:08 - atualizado em 23 maio 2022, 10:12
ações; fundo de ações; ibovespa futuro
Nos EUA, os futuros do S&P 500 subiam 0,8%, enquanto o Stoxx 600 avançava 0,6% na Europa. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa subia na abertura do pregão desta segunda-feira (23), seguindo os mercados globais, que avançam após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizer que considera reduzir as tarifas de alguns produtos importados da China.

O pronunciamento é bem avaliado pelo mercado, uma vez que qualquer redução das tarifas poderia ajudar no controle da inflação americana.

Por volta das 10h05, o principal índice da bolsa brasileira tinha ganhos de 0,72%, aos 109,2 mil pontos. Nos EUA, os futuros do S&P 500 subiam 0,8%, enquanto o Stoxx 600 avançava 0,6% na Europa, recuperando parte das perdas recentes.

Na China, o índice de Hang Seng caiu 1,2%, à medida que temores em relação a possíveis novos lockdows ganham força depois da capital registrar um recorde de novos casos de covid-19.

Os preços do petróleo sobem na segunda, impulsionados pela expectativa de retomada da demanda, já que Xangai se prepara para reabrir no início de junho após um bloqueio de dois meses e antes do início da principal temporada de carros nos EUA.

O petróleo Brent subia 0,92%, a US$ 111, enquanto os contratos futuros de minério de ferro de referência na China saltaram cerca de 7%.

Agenda para a semana

Em relatório de abertura de mercado, a XP Investimentos destaca que a maior parte dos indicadores importantes para o mercado será divulgada nos próximos dias.

No cenário internacional, os destaques serão a ata da última reunião do comitê de política monetária dos Estados Unidos e o deflator de consumo pessoal dos EUA (PCE).

O PIB dos EUA e da Alemanha referentes ao primeiro trimestre e a prévia dos índices de gerentes de compras (PMIs) de maio para países desenvolvidos são importantes termômetros da atividade econômica, diz a corretora.

Nos próximos dias, acontecerá o Fórum Econômico Mundial em Davos após um hiato de dois anos imposto pela pandemia, lembra a XP.

No Brasil, segundo a corretora, os destaques serão a divulgação da prévia da inflação de maio (IPCA-15). “Do lado político, o tema principal deve ser a discussão na Câmara do projeto que limita a alíquota de ICMS para combustíveis, energia, transportes e telecomunicação”.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin