BusinessTimes

Ibovespa: LWSA3 e MGLU3 estão entre as maiores quedas desta sexta; PETR4 despenca 5%

19 ago 2022, 17:52 - atualizado em 19 ago 2022, 18:02
Petrobras
Petrobras viu seus papéis preferenciais (PETR4) despencarem 5,06%, em dia de aprovação de membros do conselho de administração pelos acionistas (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) caiu forte nesta sexta-feira (19), revertendo a trajetória de alta dos últimos cinco pregões. O índice fechou em queda de 2,04%, de volta ao patamar dos 111 mil pontos.

Com a agenda econômica esvaziada e o fim da temporada de resultados corporativos, o movimento do mercado seguiu a piora do sentimento dos investidores em relação ao ritmo do aperto monetário do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, após a divulgação da ata da última reunião.

Com a queda de hoje, o Ibovespa fechou a semana acumulando uma desvalorização de 1,13%.

Locaweb (LWSA3) e MRV (MRVE3) caíram mais de 7% cada nesta sexta, por pressão da alta dos juros futuros, assim como o Magazine Luiza (MGLU3), que recuou 6,2%.

As aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) também fecharam o pregão fortemente pressionadas, marcando desvalorizações de 7,63% e 7,3%, respectivamente.

O dia foi negativo para as empresas de commodities. Petrobras viu seus papéis preferenciais (PETR4) despencarem 5,06%, em dia de aprovação de membros do conselho de administração pelos acionistas.

Segundo a Reuters, seis dos oito indicados pela União foram aprovados, incluindo duas indicações do governo Ricardo Soriano e Jônathas Castro que haviam sido vetadas pelo Comitê de Elegibilidade e pelos atuais conselheiros.

Com mais uma queda do minério de ferro, as ações da Vale (VALE3) recuaram 1,12%, a R$ 66,96.

Os bancos caíram em meio a um movimento maior de realização de lucros.

Na ponta positiva, Minerva (BEEF3) subiu 2,55% e liderou as altas do Ibovespa, seguida de IRB (IRBR3), que avançou 1,85%, e Hypera (HYPE3), com ganhos de 1,7%.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.