Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa opera em baixa, mas caminha para 3ª alta semanal seguida

28/01/2022 - 14:38
B3, Ibovespa, Mercados, Ações
(Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa caía queda nesta sexta-feira (28), após três altas seguidas e diante de nova sessão negativa em Wall Street. Por volta das 14h30, o índice caía 0,81%, aos 111,6 mil pontos.

O preço do petróleo em alta e o salto do minério de ferro na Ásia ajudavam o índice local, junto com a disparada da Braskem após oferta secundária de suas ações ser adiada.

Do outro lado, papéis que tiveram altas fortes recentemente, como varejo e outros ligados ao consumo interno cediam.

A bolsa brasileira caminha para sua terceira semana consecutiva de alta. Analistas destacam a entrada de fluxo estrangeiro, o avanço das commodities e atração a papéis descontados como alguns dos motivos para a performance positiva recente do índice.

Na contramão

O desempenho do Ibovespa na semana vai na contramão até dos pares emergentes, que sinalizavam encerrar sua pior semana em cinco meses, segundo o índice MSCI para mercados emergentes.

No Brasil, a taxa de desemprego voltou a recuar no trimestre finalizado em novembro, indo a 11,6%, o nível mais baixo desde o início de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O rendimento real habitual, porém, caiu sobre os três meses imediatamente anteriores e ante o mesmo período de 2020, diante de pressão inflacionária.

Investidores também digeriam dados de crédito divulgados pelo Banco Central, que mostraram avanço no saldo total em dezembro frente a novembro.

Além disso, o Ministério da Economia informou que o governo vai zerar gradualmente a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações com moeda estrangeira até 2029, com o objetivo de acelerar a adesão do país à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

DESTAQUES

– BRASKEM PNA subia 7,8%, após alcançar alta de 10,8% mais cedo, depois que a Petrobras e a Novonor adiaram a oferta pública secundária de ações da companhia. A estatal citou níveis de demanda e preço não apropriados para a conclusão da transação.

– PETROBRAS PN subia 0,2% e ON a 0,5%, caía 0,1%. O preço do petróleo subia e caminha para sexto ganho semanal seguido, à medida que tensões geopolíticas seguem elevando preocupação com a oferta.

– MAGAZINE LUIZA ON tinha queda de 3,5%, interrompendo três sessões de alta. VIA ON caía 3,9% e AMERICANAS ON cedia 3,5%.

– GOL PN cedia 2,7% e AZUL PN recuava 2%. Os papéis também interrompiam três sessões de alta.

– VALE ON subia 0,9%. O preço do minério de ferro avançou mais de 7% em Dalian, na China. A alta foi impulsionada por expectativas de que uma flexibilização monetária intensificada da China estimularia a demanda, além de temores sobre perspectivas de oferta apertada.

– MÉLIUZ ON caía 0,4%, após avançar até 5,1% na abertura, com investidores reagindo à prévia operacional da empresa. As vendas brutas da Méliuz cresceram 77% no quarto trimestre de 2021 ante mesmo período do ano anterior.

– ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,2%, assim como BANCO DO BRASIL ON, enquanto BRADESCO PN operava estável e SANTANDER BRASIL UNIT caía 1,5%, após divulgação de estatísticas de crédito no país.

– INTERMÉDICA ON subia 1,3% e HAPVIDA ON avançava 1,8%, após tombo da véspera por conta de leilão de ações de Intermédica.

– EMBRAER ON caía 2,6%, terceira queda seguida.

*Com informações da Reuters

Última atualização por Kaype Abreu - 28/01/2022 - 14:38

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto