BusinessTimes

Ibovespa: Vale (VALE3) avança e Sabesp (SBSP3) recua nesta segunda (10); entenda

10 abr 2023, 13:09 - atualizado em 10 abr 2023, 13:09
Ibovespa
O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (10), com ações da Vale (VALE3) e Sabesp (SBSP3) em destaque (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa subia nesta segunda-feira (10), após três dias sem pregão devido ao feriado da Páscoa, enquanto investidores fazem um balanço dos 100 dias do governo Lula.

Por volta das 12h45, as ações da Taesa (TAEE11) eram destaque de queda no índice, com perdas de 3,17%.

A companhia estuda captar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões em uma oferta de novas ações, conforme noticiou o site Brazil Journal. Entenda a reação dos investidores.

Outro destaque negativo são as ações da Sabesp (SBSP3), que recuavam 1,77% no Ibovespa, depois que a agência reguladora paulista Arsesp autorizou a companhia a elevar suas tarifas em 9,56% em relação aos valores cobrados atualmente.

O Santander avaliou o aumento tarifário final como positivo porque “poderá ajudar a sustentar um crescimento significativo do Ebitda para 2023”.

Segundo o BTG Pactual, o número final da revisão tarifária ficou aquém do número preliminar divulgado em dezembro (6,3734%), mas, ponderou o banco, o ajuste ajuda a reduzir o risco de investimento da empresa.

Do lado das altas do Ibovespa, as ações da Azul (AZUL4) avançavam 1%, após a companhia registrar um crescimento de 18,1% na demanda por voos (RPK) no primeiro trimestre de 2023.

Os papéis ligados a commodities metálicas também operavam em alta, apesar do dia negativo para o minério de ferro na China: o contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange caiu 1,83%, uma mínima de duas semanas.

As ações da Gerdau (GGBR4) subiam 2,59%, da Vale (VALE3) tinha alta de 1,49%, da CSN (CSNA3) avançava 4,32% e da Usiminas (USIM5) subia 3,99%.

Segundo dados mais recentes da Anfavea, houve um forte crescimento na produção de veículos em março no Brasil, com um salto de 37,3% frente fevereiro, enquanto as vendas avançaram 53,1%, na mesma relação.

As ações da Petrobras (PETR4) subiam 1,54%, também nos destaques positivos do Ibovespa. Na última semana, a Diretoria Executiva da petroleira aprovou uma proposta de ajuste organizacional interno, que ainda precisa da aprovação do conselho de administração.

O presidente Lula também se pronunciou sobre a estatal nesta manhã, em durante reunião ministerial que marcou 100 dias do início do governo, frisando que a estatal não é apenas uma companhia de petróleo, mas de energia.

*Com informações de agência Reuters

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.