Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Índia está prestes a aprovar serviço de pagamento do WhatsApp

07/02/2020 - 8:27
O WhatsApp tem potencial para competir com os líderes e remodelar os pagamentos digitais na Índia (Imagem: Photographer: Andrew Harrer/Bloomberg)

A Índia planeja aprovar a operação do serviço de pagamentos do WhatsApp, de acordo com pessoas a par do assunto. Com isso, o governo indiano permitiria a entrada de um gigante controlado pelo Facebook, com mais de 400 milhões de usuários, no já ultracompetitivo campo de pagamentos digitais do país.

O serviço, que está em fase de testes com um milhão de usuários há dois anos, agora pode expandir as transações de pagamentos de maneira gradual, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

O anúncio formal pode ocorrer nos próximos dias, disseram as pessoas.

O mercado de pagamentos da Índia já conta com o pioneiro nacional Paytm, com o Google Pay, da Alphabet; PhonePe, do Walmart; Amazon Pay, da Amazon.com; e dezenas de outras startups.

No entanto, dada à sua enorme base de usuários, o WhatsApp tem potencial para competir com os líderes e remodelar os pagamentos digitais na Índia.

O WhatsApp não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Nos últimos meses, o WhatsApp se apressou em cumprir os regulamentos de localização de dados do país. O Reserve Bank of India determina que provedores de serviços de pagamento digital armazenem dados de usuários e transações em servidores no país.

O aplicativo de mensagens dos EUA também procurou amenizar as preocupações de que sua plataforma de mensagens fomenta o ódio e permite que notícias falsas e rumores se tornem virais, algumas das quais levaram a uma série de linchamentos no país.

Segundo estimativas, o WhatsApp poderia implementar o serviço para até 10 milhões de usuários e, depois de atender aos requisitos de conformidade, será permitida uma expansão. O WhatsApp busca aprovação para uma rápida implantação em todo o país. A Índia é a maior base de usuários do WhatsApp, com mais de 400 milhões de usuários.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Ao contrário de pelo menos alguns outros rivais, o WhatsApp poderá atrair clientes para o serviço de pagamentos de forma orgânica, devido à popularidade do seu aplicativo de mensagens no país.

A unidade do Facebook poderia ganhar participação de mercado de rivais e abalar o setor, disse Arnav Gupta, analista da Forrester Research, que acompanha o mercado de pagamentos digitais.

O setor de pagamentos digitais da Índia deve movimentar US$ 1 trilhão até 2023, segundo relatório do Credit Suisse.

Última atualização por Vitória Fernandes - 07/02/2020 - 8:27