Tecnologia

Inteligência artificial: Mais de 300 milhões de empregos devem ser afetados, aponta Goldman Sachs

17 jun 2023, 16:00 - atualizado em 15 jun 2023, 12:54
Principal justificativa é que a inteligência artificial pode levar ao corte de vagas, em grande parte de executivos (Imagem: Freepik)

A inteligência artificial pode afetar mais de 300 milhões de empregos, de acordo com analistas da Goldman Sachs. Segundo os especialistas do banco, o impacto deve se concentrar mais nas economias mais desenvolvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal justificativa é que a inteligência artificial pode levar ao corte de vagas, em grande parte de executivos. Por outro lado, o banco americano também menciona que a maioria das indústrias está apenas parcialmente exposta à automação que a inteligência artificial oferece.

No curto prazo, os analistas identificam uma tendência de auxílio, e não de substituição. Ou seja, a IA pode complementar o trabalho de um funcionário, e não o substituir imediatamente.

O banco indica que as áreas com maior tendência a serem impactadas abrangem desde secretários administrativos a profissionais de direito, arquitetos e engenheiros.

Pelo ponto de vista econômico, o uso da inteligência artificial pode levar a um crescimento da economia global em 7% nos próximos 10 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até 2027, pelo menos 23% das profissões no mercado de trabalho serão modificados. O dado é apresentado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

  • CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!

Conforme o levantamento, com os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, a tendência de evolução também se aplica no mercado de trabalho. Confira 10 profissões com tendência para o futuro:

Profissões com alta demanda

  • Especialista em machine learning e inteligência artificial
  • Especialista em sustentabilidade
  • Analista de business intelligence (BI)
  • Analista de segurança da informação
  • Engenheiro de fintech
  • Analista e cientista de dados
  • Especialista em Big Data
  • Operadores de equipamentos agrícolas;
  • Especialistas em transformação digital
  • Desenvolvedores de blockchain

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar