Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Itaú BBA: Segundo turno sem PSDB e PT é plausível

04/09/2018 - 16:50

A equipe de análise política do Itaú BBA avalia que um segundo turno sem a presença de ambos PSDB e PT é um cenário bastante plausível nestas eleições,  o que não ocorre desde 1989 – as eleições de 1994 e 1998 não chegaram juntos ao segundo turno, mas o primeiro e segundo lugares destas eleições foram destes dois partidos -, mostra um relatório enviado a clientes nesta semana.

“Uma das razões para a plausibilidade deste cenário é a presença de Jair Bolsonaro (PSL), que lidera as pesquisas no cenário sem Lula com cerca de 20% dos votos desde maio, alcançando 22% na última pesquisa Datafolha”, aponta o banco.

O relatório explica que na comparação entre os resultados do PSDB nas pesquisas entre 2014 e 2018, nota-se que o partido perdeu uma parcela importante de seu eleitorado, que parece corresponder ao aumento da preferência pelo
candidato do PSL.

“De fato, no cenário com Lula, a soma das intenções de votos do PSL e PSDB, em 2018, corresponde aproximadamente ao total das intenções de voto do PSDB em 2014, com Aécio Neves como candidato à presidência. Naquele ano, Aécio teve 24% das intenções de voto, contra os atuais 19% e 6% do PSL e PSDB em 2018, respectivamente, que somam 25% do total, uma diferença de apenas 1 p.p. entre os dois períodos”, pontua o banco.

Na tabela abaixo, o banco compara a última pesquisa disponível neste ano e a última pesquisa realizada antes do dia de votação, em 2014 (ambas do Datafolha). “Esta análise, ainda que não exaustiva, indica que uma parcela considerável dos eleitores do PSDB na última eleição optou, neste ano, por votar em Jair Bolsonaro”, ressalta o banco. Diferenças menores que 3 pontos percentuais são recorrentes e estão destacadas em laranja na tabela.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 04/09/2018 - 16:50

Cotações Crypto
Pela Web