Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

JBS desenvolve “piso verde” a partir de plástico reciclado

02/03/2021 - 14:23
Tijolo Sustentável
O piso verde passará a ser utilizado na pavimentação de obras da própria JBS em todo o país (Imagem: JBS/Divulgação)

A JBS (JBSS3) Ambiental desenvolveu um processo que permite transformar um tipo de plástico utilizado  em produtos in natura embalados à vácuo em pisos intertravados, próprios para aplicação em ambientes externos, como pavimentação de pátios.

De acordo a empresa, foram dois anos de estudos conduzidos pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da JBS Ambiental. O produto atende às normas da ABNT e oferece a mesma resistência que um material feito 100% de concreto.

Inicialmente, a empresa passa a transformar em torno de 50 toneladas de aparas plásticas por mês, recolhidas nas unidades de Andradina (SP), Campo Grande (1 e 2 – MS) e Lins (SP).

“O conceito de economia circular é fundamental para a sustentabilidade das operações da JBS e estamos em constante ação para identificar oportunidades. Para esse produto, o desafio foi encontrar uma solução técnica para atendimento das normas técnicas, desenvolver produção em escala e viabilizá-lo economicamente”, explica Susana Carvalho, diretora da JBS Ambiental.

JBS
Mais de 1 milhão de toneladas de resíduos gerados pela JBS foram reaproveitados em 2019, representando aproximadamente 50% do total (Imagem: JBS/Divulgação)

O piso verde passará a ser utilizado na pavimentação de obras da própria JBS em todo o país. O primeiro lote já está sendo aplicado em Lins, na unidade matriz da JBS Ambiental, em uma área de 2,2 mil m² – o que corresponde a mais de cinco toneladas de aparas plásticas que deixaram de ser destinadas a aterros.

Para 2021, a JBS Ambiental planeja expandir o número de filiais de gestão de resíduos nas unidades da JBS, “o que vai possibilitar que o negócio avance em um portfólio com novos materiais para construção civil, além de outros itens que suportem as operações da companhia”, afirma.

Mais de 1 milhão de toneladas de resíduos gerados pela JBS foram reaproveitados em 2019, representando aproximadamente 50% do total. Esse volume foi destinado para compostagem, reciclagem, reaproveitamento energético e cogeração, informou.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 02/03/2021 - 14:35