Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Membro do BCE afirma que bitcoin não possui características básicas de dinheiro

09/04/2021 - 15:17
Euro, Europa, União Europeia
Muitas autoridades ainda acreditam que o bitcoin irá fracassar em algum momento e/ou não se tornará uma moeda internacionalmente utilizada (Imagem: Unsplash/tabrez_syed)

Isabel Schnabel, membro do comitê executivo do Banco Central Europeu (BCE), afirma que o bitcoin (BTC) é um ativo especulativo e não se encaixa na definição de dinheiro, noticia o Decrypt.

Em entrevista ao jornal alemão Der Spiegel, Schnabel disse que, “na nossa opinião, é errado descrever o bitcoin como uma moeda, pois não cumpre com as propriedades básicas de dinheiro”.

Ela argumentou que a criptomoeda é um “ativo especulativo sem valor fundamental reconhecível” e que “é um sistema muito frágil”, pois a confiança nas criptomoedas “pode evaporar rapidamente”.

Ela rejeitou a afirmação de que moedas fiduciárias também não possuem valor intrínseco:

O euro é apoiado pelo BCE, altamente confiável. E é uma moeda legal. Ninguém pode se recusar a aceitar o euro. Já o bitcoin é um assunto diferente.

Os comentários de Schnabel se remetem aos de Christine Lagarde, presidente do BCE, que afirmou que criptomoedas apresentam riscos “ao dependerem puramente da tecnologia e pelo falho conceito de não haver um emissor identificável”.

Lagarde também é contra stablecoinscriptomoedas de valor estável —, pois sua ampla adesão “pode ameaçar a estabilidade financeira e a soberania monetária”.

Em relação ao lançamento de um euro digital, a fim de complementar o dinheiro em espécie, “nada foi decidido ainda”, segundo Schnabel, citando que ainda haverá muita preparação e análise de como a criptomoeda seria implementada no sistema monetário europeu.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 09/04/2021 - 15:17

Pela Web