Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

O que falta para o bitcoin se tornar a moeda mundial?

30/10/2019 - 13:27
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Hoje em dia, Bitcoin não é apenas um sistema monetário (Imagem: Pixabay/WorldSpectrum)

Bitcoin é definido, em seu whitepaper, como um sistema monetário de pessoa para pessoa. Seus primeiros simpatizantes esperavam que fosse utilizado por qualquer pessoa ao redor do mundo. Dez anos depois, o bitcoin ainda não se tornou uma moeda amplamente aceita.

Em vez disso, evoluiu e se tornou algo diferente para cada pessoa.

Céticos costumam argumentar sobre a falta de adoção do bitcoin no mundo real como o motivo de ser taxado como “modinha”, de interesse limitado, e por que será completamente desvalorizado no futuro.

É improvável que o bitcoin seja completamente desvalorizado, mas os críticos têm razão sobre seu baixo nível de aceitação. Não há uma cidade no mundo onde o bitcoin possa ser usado para gastos cotidianos.

ACOMPANHE O PODCAST CRYPTO STORM – Invista em bitcoin sem bitolação

No mundo inteiro, há poucos varejistas, restaurantes e locais de entretenimento que aceitam a criptomoeda.

Bitcoin precisa ser melhor incorporado para que mais pessoas o utilizem em seu dia a dia (Imagem: Pixabay/TheDigitalArtist)

O cenário online é um pouco diferente. Existe uma longa lista de comerciantes que aceitam bitcoin, além de diversos aplicativos e cartões de crédito que permitem a usuários pagarem com bitcoins em lojas onde o criptoativo não é aceito. Ainda assim, até agora, bitcoin não é “a moeda da internet”.

Em vez disso, em seus dez anos de existência, o bitcoin evoluiu para se tornar mais do que apenas um sistema digital de pagamento. Hoje, está começando a ser compreendido como um ativo de investimento alternativo poderoso e uma reserva de valor resistente à censura.

É claro que, para alguns — os da indústria que são pagos em bitcoin e os primeiros simpatizantes — o bitcoin também é um meio de negociação. Assim, para aqueles que acreditam, o criptoativo é nossa melhor aposta de “moeda sonante” para o futuro.

Bitcoin como uma classe de ativos

Nos últimos dez anos, Bitcoin se tornou o ativo com melhor desempenho no planeta.

Em consequência, tanto varejistas quanto investidores institucionais continuaram a demonstrar um crescente interesse no ativo como uma classe de investimentos.

Além disso, surgiram inúmeras exchanges de criptoativos e diversos aplicativos de “compra de bitcoins” nos últimos três anos, enquanto empresas lançaram vários produtos financeiros baseados em bitcoin para atender a demanda por investimentos de ativos digitais.

Grayscale afirma que mais de um terço dos investidores americanos têm interesse em utilizar bitcoin como ativo de investimento (Imagem: Facebook/Grayscale)

De acordo com um relatório da Grayscale Investments, mais de um terço dos investidores americanos tem interesse em bitcoin, o que demonstra sua possível popularidade como um ativo alternativo.

Bitcoin como uma reserva de valor resistente à censura

Talvez a característica mais relevante do Bitcoin seja sua descentralização e reserva de valor resistente à censura que permite a qualquer pessoa ser seu próprio banco (ou cofre de ouro).

Logo, o Bitcoin pode ser compreendido como “ouro digital” devido a suas características parecidas com o metal precioso.

Sob a ótica da incerteza política e econômica ao redor do planeta e a crescente preocupação de vivenciar uma nova recessão global como a de 2008, cada vez mais pessoas estão indo em direção ao bitcoin como reserva de valor.

Segwit é um protocolo de bitcoin que altera a forma como os dados são armazenados (Imagem: Pixabay/geralt)

Enquanto o Bitcoin deva ser mais volátil que o ouro, o fato de ser resistente à censura e seus detentores realmente terem posse de suas moedas significa que nenhuma falha bancária ou “bail-in” (solução de mercado para recuperação financeira) pode afetar a governança de bitcoin.

Em tempos econômicos difíceis, essa é uma característica essencial.

Taxas de transação seriam muito altas com velocidade muito baixa.

Esses problemas foram parcialmente resolvidos com a introdução da SegWit (“testemunha segregada”, que fornece proteção da maleabilidade de transações e aumenta a capacidade do bloco), mas com mais usuários se interessando pelo criptoativo, mais se torna visível a necessidade por outras soluções progressivas para que o bitcoin tenha sucesso como um ativo.

É aqui que entram as soluções de segunda camada, como a Lightning Network.

A Lightning Network, que permite transações de bitcoin em alta velocidade, a baixo custo e “off-chain” em canais de pagamento, foi lançada em março de 2018 e, desde então, vem crescendo significativamente.

Mais interesse por bitcoin implica em mais desenvolvimento por soluções progressivas (Imagem: Pixabay/photographersupreme)

Enquanto essa rede apenas processa microtransações, muitos acreditam ser o primeiro passo para que o bitcoin seja uma moeda utilizada diariamente.

Nick Szabo, cientista da computação e criptógrafo, conhecido por suas pesquisas sobre moedas digitais, tuitou:

“A primeira cada é a de acordo, em que seus requerimentos mínimos de confiança são semelhante aos do ouro, mas possíveis de serem utilizados online. A segunda camada é o dinheiro de varejo (dentre outras aplicações). Isso não faz parte da ciência da computação; requerimentos mínimos de confiança são prioridade essencial para uma moeda global contínua”.

Moeda sonante para todos?

Se o Bitcoin continuar nesse caminho, as soluções de segunda camada forem bem-sucedidas e os desafios como fungibilidade forem resolvidos, o bitcoin poderá se tornar a moeda sonante mundial que os defensores sempre quiseram desde o fim do padrão-ouro em 1971.

Moeda sonante é fungível, segura, divisível, estável, portátil, indestrutível, resistente à censura e valiosa. Não é passível de apreciação ou depreciação repentina na forte aquisição a longo prazo nem pode ser manipulada por governos como as moedas fiduciárias.

Para muitos defensores, esse é o objetivo do bitcoin. Se o criptoativo for bem-sucedido, será a melhor oportunidade de investimento em décadas.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Matéria Original: "Bitcoin's path to adoption"

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/05/2020 - 12:40