CryptoTimes

Membro do parlamento britânico critica demora da FCA em registrar empresas cripto

25 maio 2021, 9:42 - atualizado em 25 maio 2021, 10:56
A autoridade havia estipulado um prazo para que empresas cripto enviassem solicitações de registro, mas não conseguiu lidar com o alto número de pedidos (Imagem: Reuters/Chris Helgren)

Um político britânico, conhecido por seu obstrucionismo no Parlamento, apresentou uma série de perguntas complexas ao chanceler Rishi Sunak sobre os contínuos atrasos no registro de empresas cripto pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês).

Nessa segunda-feira (24), Philip Davis, membro conservador do Parlamento (MP) da cidade de Shipley, em West Yorkshire, apresentou 16 perguntas por escrito a Sunak — quase todas eram sobre o processo de registro para empresas cripto e seu impacto na reputação do Reino Unido como um núcleo de inovação financeira.

Todas as perguntas devem ser respondidas até amanhã (26).

Em uma pergunta, ele questionou qual avaliação o chanceler fez sobre o impacto dos atrasos para empresas cripto na competitividade internacional do Reino Unido.

Essa não foi a primeira vez que o obstrucionismo do parlamentar representou a opinião da indústria cripto.

Ele fez a mesma façanha em dezembro de 2019, quando a reguladora estava considerando banir a venda de derivativos cripto para investidores do varejo (iniciativa que acabou entrando em vigor).

O Tesouro Britânico deve agir

O registro cripto da FCA foi anunciado após a autoridade se tornar responsável por supervisionar medidas antilavagem de dinheiro e de combate ao terrorismo para startups cripto no início de 2020.

Empresas do setor tinham até 10 de janeiro de 2021 para se registrarem ou interromperem suas operações mas, em dezembro, a FCA estabeleceu um regime para cerca de 90 empresas, estendendo seu prazo limite para 9 de julho, após ter tido dificuldades para lidar com centenas de solicitações.

Atualmente, ainda existem apenas quatro empresas registradas na agência.

A inércia da supervisora já fez com que Crypto UK, grupo de lobistas, intervisse, pedindo ajuda a Sunak em março.

Na semana passada, o ministro conservador Tom Tugendhat, representante dos distritos de Tonbridge e Malling, pediu que o Tesouro criasse um “espaço seguro” para a inovação cripto no Reino Unido.

“A FCA está em uma situação difícil — está enrascada se fizer algo e também está enrascada se não fizer nada”, disse uma fonte próxima da reguladora. “Funcionários na linha de frente são pró-cripto, mas a gestão sênior só considera a narrativa ilícita.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.