CryptoTimes

Mercurial Finance se torna o primeiro projeto completamente desenvolvido no Solana

26 maio 2021, 13:39 - atualizado em 26 maio 2021, 13:39
A missão do protocolo Mercurial é acrescentar liquidez a stablecoins e permitir a possibilidade de maiores rendimentos (Imagem: Medium/Mercurial Finance)

A aceleradora de startups DeFi Alliance, que possui grandes mentores, incluindo a Coinbase, apoiou o primeiro projeto desenvolvido completamente na rede Solana: Mercurial Finance.

DeFi Alliance investiu US$ 100 mil no Mercurial e irá ajudar a impulsionar a liquidez do protocolo, segundo Ming Ng, responsável pela liderança do Mercurial, ao The Block.

Fundada este ano, Mercurial está desenvolvendo um protocolo para a negociação de stablecoins no blockchain Solana. Mercurial pode ser comparado ao protocolo Curve Finance da Ethereum.

Porém, segundo Ng, o grande diferencial do Mercurial são as taxas dinâmicas e a alocação dinâmica com baixa “slippage” — diferença entre o preço esperado e o preço de execução de uma negociação.

Em relação às taxas dinâmicas, Ng explicou que as taxas de negociação do Mercurial serão ajustadas de acordo com a volatilidade de mercado. Durante a alta volatilidade, as taxas iriam aumentar para compensar os fornecedores de liquidez e vice-versa.

Sobre a escolha por taxas dinâmicas, Ng contou que, na formação de mercado tradicional, formadores de mercado cobram mais “spread” em mercados voláteis porque existe mais demanda e risco, e diminuem o “spread” em mercados menos voláteis para atrair mais volume.

“Então, visamos modelar essas taxas dinâmicas em nossos ‘vaults’ de formação de mercado”, afirmou Ng.

Para o recurso de alocação dinâmica, Mercurial visa alocar o capital de forma dinâmica em vez de mantê-lo lá, sem ser utilizado. “No Solana, poderemos realizar transações complexas, como emprestar todo o capital e, quando necessário, retomá-lo para a conversão na mesma transação”, explicou Ng.

Outros investidores no Mercurial incluem Alameda Research, Solana Ecosystem Fund, Huobi, OKEx, fundadores do CoinGecko, Blockfolio, Nansen, entre outros.

Até hoje, o projeto arrecadou um financiamento total de US$ 10,3 milhões por meio de uma venda de Acordos Simples para Futuros Tokens (SAFTs, na sigla em inglês).

A previsão é que o protocolo Mercurial seja lançado em junho, segundo Ng, acrescentando que detalhes sobre quais stablecoins serão integradas serão anunciadas em seguida.

“Para que DeFi prosperem no Solana, uma profunda liquidez de stablecoins deve estar disponível”, disse Imran Khan, líder da DeFi Alliance e sócio-geral do Volt Capital, ao The Block.

“O que o Mercurial soluciona é o problema de liquidez e o custo de oportunidade ao fornecer, de forma inteligente, liquidez para pares enquanto existem ‘yield farming’ e emissão de stablecoins.”

No início de maio, DeFi Alliance acrescentou Solana a seu programa de parceria de ecossistemas, e Anatoly Yakovenko, cofundador do blockchain, agora é um dos mentores da organização.

Khan afirmou que a organização está trabalhando com mais de 20 projetos e, até agora, investiu “milhões” em projetos blockchain, sem mencionar uma quantia específica.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.